TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE DROGAS

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO SOCIAL

JEANE FERREIRA DOS SANTOS

DEPENDENTES DO CRACK

Pintadas Bahia

2012

JEANE FERREIRE DOS SANTOS

           

DEPENDENTES DO CRACK

Trabalho  de conclusão do primeiro semestre apresentado, à universidade Norte do Paraná Unopar como requisito parcial para obtenção da nota  das disciplinas: Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

ORIENTADORES:

Professora:Lisnéia Rampazzo

Professora:Giane Albiazzetti

Professor:Gleiton Lima

Professora:Rosane Malvezzi

                                                   

Pintadas Bahia

2012

Sumário

1        Resumo        3

2        Introdução        

3        Desenvolvimento        

4        Conclusão        8

5     Referências........................................................................................................................9

6     Anexos        .10


  1. RESUMO

        O presente trabalho aborda a questão do dependente do crack, o modo como faz para sustentar o deu vicio, a importância da família na sua recuperação.

O apoio do assistente social ao dependente e a sua família é muito importante para ajudar ambos a resgatar sua identidade social e a vida.

O crack é  obtido do pó da cocaína e pode ser fumado em cachimbo especial atinge o cérebro de maneira intensa e perigosa levando o individuo rapidamente à dependência, à loucura e à morte.

O objetivo deste trabalho é compreender que os dependentes de drogas estarem presentes em  todo lugar e que ninguém estar livre de ter um dependente na família.

Para realização deste trabalho foram abordados os aspectos família e outros, a família principalmente por ser a base de tudo.


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente pode-se dizer que há uma verdadeira epidemia de consumo de crack no país atingindo varias cidades causando um grande prejuízo tanto para seus dependentes como a família

O número de dependentes de drogas aumenta a situação se torna alarmante e com grande impacto social.

Embora o crack por ter efeitos rápido muitos dependentes usam para praticarem a criminalidade e a prostituição, eles passam a viverem basicamente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la.

Após o uso, a pessoa apresenta quadros de extrema violência, agressividade que se manifesta a principio contra a própria família, desestruturando-a em todos os aspectos, e depois por consequência volta-se contra a sociedade em geral.

                 O uso do crack ou  outra droga acaba com a vida dos seus dependentes e de toda família até mesmo da sociedade


  1. DESENVOLVIMENTO

        O desafio hoje de acabar com as drogas é uma preocupação de toda a sociedade, conforme as noticias dos jornais o consumo do crack vem aumentando até mesmo nas zonas rurais das grandes e pequenas cidades.

Por ser uma droga barata e de efeito rápido os seus dependentes vem aumentando cada vez mais, atingindo assim a população, mas, vulneráveis crianças, adultos, jovens e moradores de rua esse uso ilícito do crack vem ultrapassando todos os aspectos sociais, econômicos e políticos isto tudo pode ser atribuído por falta de emprego, de informações ou até mesmo por curiosidade porque alguém já usou gostou e falou que é bom e por diversos motivos como; alivio da dor e sofrimento que provavelmente persistirão após a dependência como também com objetivo de vivenciar novas experiências e chamar atenção dos seus familiares.

O dependente do crack se esquece de sua própria vida, não cuida do corpo, deixando de lados os princípios básicos de higiene, chegam até praticar pequenos furtos de dinheiro e de objetos, sobretudo eletrodomésticos, muitas vezes começam em casa, muitos dependentes acabam vendendo tudo o que tem a disposição ficando somente com a roupa do corpo, quando a dependente é mulher geralmente se prostitui, não consegue manter uma rotina de trabalho ou de estudos vive simplesmente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la.

A sociedade sempre passa por processos de transformações não dá pra dizer de quem é a culpa desse avanço de drogas na nossa sociedade. Devem ser implantadas políticas públicas de prevenção e tratamento para esses dependentes do crack e outros.

As autoridades que governa nossas cidades, nossos estados e país devem unir forças para tentar acabarem com o tráfico desta droga que cada dia leva nossas crianças, nossos jovens a morte. Segundo Morgana Scheffer (2010). Estima-se que 5% da população mundial entre 15 e 64 anos faz uso regular de alguma substância ilícita, contabilizando aproximadamente 200 milhões de alguma substância ilícita, contabilizando aproximadamente 200 milhões de pessoas.

O crack está destruindo a beleza de nossas cidades, o mundo em si, a personalidade e dignidade das pessoas, acabando com a vida não sou do dependente mais de toda família envolvida, embora muitas famílias abre mão de sua vida para tentar salvar a vida dos seus queridos.

A família precisa ser forte para lidar com a dependência química de seus dependentes, pois ela é a base de tudo é a peça fundamentar para recuperação é nela onde iniciamos nossa vida em grupo e aprendemos com as primeiras experiências fundamentais para o desenvolvimento humano é formadora da nossa primeira identidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (474.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com