TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo/Fordismo

Monografias: Taylorismo/Fordismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 4

1. A Evolução da Gestão dos Processos Produtivos Taylorismo e Fordismo

O contexto Norte – Americano, na virada do século XX, com o fim da Guerra da Secessão, onde a indústria se expandiu rapidamente é o cenário do surgimento do Taylorismo. Modelo administrativo desenvolvido por Frederick Taylor, que enfatiza as tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência do nível operacional.

Taylor correlaciona a administração de uma empresa à ciência, defende a racionalização do trabalho e incentiva consequentemente a sua divisão de função. Seu modelo administrativo é baseado em quatro pilares de sustentação: organização, seleção, fiscalização e ação disciplinada. Com o objetivo de produzir em maior escala com menor tempo e com certa qualidade, visando à maximização de lucros.

Tais pilares deram sustentabilidade a outro modelo de sistema de produção em massa e gestão, o Fordismo. O mesmo é uma nova forma de justificar a produção capitalista que está vinculada as novas formas de consumo social do século XX. Essa nova forma de consumo foi satisfeita através da semi- automatização e aperfeiçoamento das linhas de montagem automatizadas.

2. A Evolução do Taylorismo e Fordismo

No final do século XIX, o capitalismo organizou novas formas de gestão do trabalho, pois entrava na Segunda Revolução Industrial e adotava um novo padrão tecnológico que levava a concentração técnica e financeira, essa transição foi marcada por profunda recessão e pela reorganização da economia.

A reorganização do padrão tecnológico que seguiu a Segunda Revolução Industrial foi marcada pelo conflito aberto entre capital e trabalho. As novas formas de gestão introduzidas visavam rebaixar os salários e desqualificar as profissões, cada trabalhador passaria a operar máquinas e ferramentas desenhadas e organizadas com o objetivo de serem mais produtivas.

Neste contexto, em que o capital pretendia “socializar a crise” através da diminuição de salários, as greves e o crescimento do movimento da oposição foram uma consequência inevitável, com isso surgem os movimentos socialistas e anarquistas, que denunciam a exploração e propõem formas para a modificação das relações de produção.

A difusão do Taylorismo, sob a forma de “organização cientifica do trabalho” dentro das industriais veio através desses conflitos entre empregado e empregador, o que implicou em certos direitos trabalhistas, melhores salários e menor carga horária. Consequentemente levou a uma maior produção para a empresa.

Um artigo científico explica o ponto de vista do empregador, quando o mesmo optou por inserir a linha de trabalho do Taylorismo:

A preocupação de Taylor também era o desperdício. As normas, princípios e leis “científicas” da administração do trabalho taylorista visaram, sobretudo, a exploração do trabalho em seu limite máximo, daí o estudo minucioso do tempo e movimento, sendo um dos pontos fundamentais a separação entre os momentos de planejamento e execução do trabalho. (BATISTA, ERIKA;2008; p.5)

Pode-se dizer que a partir deste momento a Revolução Industrial e Administrativa entram em vigor. Esse cenário proporcionou maior flexibilidade das empresas para com os funcionários. A empresa que tinha como objetivo suprir a tempo a demanda com o aumento da produtividade.

O Modelo Taylorista e Fordista que levam a acumulação capitalista através da exploração trabalhista seriam um novo processo de reestruturação produtiva.

Porém o Fordismo é mais desenvolvido na questão da subjetividade do trabalhador, redução de hierarquia além do rodízio trabalhista. Assim como é citado:

Fixa o trabalhador em determinado posto de trabalho, o objetivo de trabalho é transportado sem a interveniência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com