TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Administração Pessoais

Artigos Científicos: Tecnicas De Administração Pessoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  8.313 Palavras (34 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 34

A partir de agora, daremos inicio a nossa ATPS de tecnologias de gestão, com base em todas as tele aulas, a ao apoio do livro texto descrito nesta ATPS, textos confiáveis da internet, concluiremos todas as etapas descritas com êxito.

Histórico

A Empresa Santana & Lopes LTDA.- ME, com o nome fantasia de DINAMO equipamentos para academia, residente na Rua Mário Menegatti, 200 – CEP 17602-550 Parque Ipiranga- Tupã- SP Box 07, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob nº 11.636.865/0001-65, seu ramo de atividade principal é a fabricação de artefatos para pesca e esporte, como peças de borracha para equipamentos de academia. Neste ato é representada por Leandro Cesar Santana e Roberto Lopez.

A DINAMO conta com dois sócios como funcionários, sendo assim um na linha de produção e o outro na área de vendas, descarte correto de resíduos e contas a pagar, foi fundada no dia 24/11/2009, hoje se encontra em crescimento na incubadora de empresas. Segundo Leandro, a mesma passou por varias dificuldades, sendo elas, desentendimento entre sócios, falta de serviços, quebra de sociedade e venda de bens para manter a empresa.

Com o aumento da demanda seu faturamento atual varia entre 4 a 5 mil reais por mês. Após varias consultorias, sendo elas, produção, financeira, qualidade total, jurídica, marketing, a empresa conseguiu ampliar sua visão, superar os obstáculos e corrigir alguns erros ao decorrer do tempo.

Visão

Sua visão é ampla, pois visa o aumento na produtividade, na demanda, geração de empregos, serviços e futuramente, pretende ampliar a variedade de produtos que a mesma fabrica para atender boa parte do mercado.

Mudança Organizacional:

Conjunto de teorias, valores, estratégias e técnicas cientificamente embasadas objetivando mudança planejada do ambiente de trabalho com o objetivo de elevar o desenvolvimento individual e o desempenho organizacional. Porras e Robertson (1992)

Alteração significativa articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno ou externo à organização, que tenha o apoio e supervisão da administração superior, e atinja integradamente os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico. Araújo (1982)

A mudança organizacional é fator indispensável para uma empresa que quer crescer nos dias atuais. Ela nos possibilita mexer no nível operacional até o estratégico, nos proporcionando diferentes modos de se coordenar uma empresa.

Paradigmas:

São modelos, padrão a ser seguido, trajeto. È aquela função que nos permite saber aonde começa e aonde termina, pois é um modelo, já foi feito, e vai se repetir da mesma forma, já que existe um padrão e será seguido à risca. Nas empresas paradigmas são feitos por ações. A forma que se atende um cliente, as normas estabelecidas pela empresa a ser cumprida, o horário de entrada e saída executado pelos colaboradores. Tudo que está ligado a um padrão.

Quebra de paradigmas:

Nos dias atuais as tecnologias e os conceitos vêm sendo substituídos de maneira muito rápida, caberá aos indivíduos acompanhar essas mudanças.

A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos.

Os executivos vêem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas.

É sabido que mudanças significam correr riscos, saber identificar o que é certo e errado é fundamental e por fim analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa deverá estar ciente que irá encontrar resistência por parte de algumas pessoas, estas são chamadas de paradigmáticas, ou seja, apegadas a paradigmas anteriores. A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante. As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focada, de alto desempenho, mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. Hoje, a concorrência é acirrada, o consumo, é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito possível de suas vantagens competitivas, sempre inovando, sempre aprendendo.

Com relação a esses três contextos elaborados acima, (Mudança organizacional, paradigmas e quebra de paradigmas) chegamos à conclusão que a empresa deve estar preparada para qualquer mudança, que lhe for necessária, pois ficar presos a paradigmas hoje em dia, não é uma boa forma de se encarar a globalização. Pois nada é permanente exceto a mudança (Heráclito). Devemos estar atualizados, cada vez mais, pois a atualização é incontrolável, gostemos ou não. Submetermos a novas capacitações, cursos, workshops, é uma forma de quebrarmos essa resistência natural. Possibilitando-nos o conhecimento rápido e eficaz.

Um exemplo ótimo é quando fazemos de nossa empresa, uma empresa sustentável, respeitando o meio ambiente a parte social e econômica do mundo. Dessa forma criamos valores, que é um dos fatores mais procurados atualmente para o cliente final. Respeitar e qualificar a vida de nossos colaboradores, também é essencial para um futuro de sucesso empresarial.

Para começarmos a preparar a nossa empresa para novas mudanças, devemos começar por nós empreendedores e por nossos fiéis colaboradores. Proporcionando a eles, treinamentos, capacitações, e qualidade de vida. Devemos deixar alguns paradigmas de lado, nos preocupando, com o que o mundo de hoje nos oferece. Atualização é a palavra chave para qualquer futuro de sucesso.

Conceitos de gestão e os vários papéis do gestor organizacional.

O gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam na cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo traçado. Ele também deve ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, de forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. Gestor é conhecido como “administrador” imbuído de novas responsabilidades de suas funções ou habilidades, que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com