TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Trabalho Universitário: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2013/1

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Clodoelder Alves da Silva, RA: 402799.

Marcos Fernandes França Rodrigues, RA: 387878.

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Tecnologias de Gestão pelo curso Ciências Contábeis, modalidade EAD, da Universidade Anhanguera UNIDERP, ministrada pelo professor Dr. Oderson Dias de Mello.

SÃO LUÍS – 17/06/2013

Desafio

O grupo de alunos formado para este desafio, ao conhecer as principais tecnologias e ferramentas de gestão da atualidade e também as demandas e ambientes necessários para o gestor moderno atuar, analisará e tomará decisões sobre a relevância destas tecnologias e ferramentas e, principalmente, confirmará sua aplicação ou não nas empresas brasileiras.

Este desafio é importante para que você amplie seu conhecimento sobre as tecnologias e ferramentas de gestão disponíveis na atualidade, o que se espera que agregue bastante na sua formação profissional e traga uma visão aprofundada e ampla destes temas para seu futuro e o da organização em que você trabalha.

Etapa 1

Passo 1: Identificar uma organização que tenha passado por algum processo recente de mudança organizacional e/ou de quebra de paradigmas.

A organização escolhida foi a Panificadora Fernandes, localizada no município de Bequimão, Maranhão, atuante no segmento de padaria e panificação de produtos, como pães, bolos, biscoitos, salgados, sucos, além de comercializar produtos em geral, como açúcar, café, leite, creme dental, chocolates, bombons, iogurtes e outros. É uma empresa de pequeno porte, contando com a participação de 10 funcionários, e possui como missão tornar-se a maior empresa do ramo de panificação na cidade, e como valores possui a ética entre seus funcionários, o respeito entre estes e seus clientes, a qualidade na prestação do serviço e o profissionalismo na atuação. A escolha se justifica pelo fato de a empresa ser a mais querida pelos moradores da cidade, por sua forma de atuação e atendimento aos mesmos. O contato na empresa se demonstra através de Marcos Fernandes, que além de proprietário e gestor da mesma, faz parte desta equipe.

Passo 2: Definição de mudança organizacional e quebras de paradigmas. E explicação de

como uma empresa deve preparar-se para mudar sempre que necessário.

Como mudança organizacional entendemos tratar de forma de transformação de uma empresa, seja com uma nova tecnologia, ou mesmo um novo sistema que surge para auxiliar o trabalho de seus colaboradores. Cyndia (p. 02) afirma que “considera mudança organizacional enquanto aspecto inerente ao cotidiano organizacional e necessário para a sobrevivência da empresa no mercado global, competitivo e mutante”. Uma empresa que busca seu crescimento precisa estar sempre preparada para as mudanças, e para isso pode investir em novas tecnologias e utilizar ferramentas mais modernas, investir até mesmo em treinamentos de seus gestores e colaboradores e sempre estar atualizado a tudo que há de novo no mercado.

Passo 3: Conceito e os papéis do gestor organizacional, com base no Livro-Texto da disciplina.

Tecnologias de gestão como um conjunto de metodologias e técnicas organizadas na forma de um sistema de gerenciamento que busquem o alcance de objetivos estratégicos e operacionais de uma organização ou do ambiente onde se está atuando. Caracteriza-se fundamentalmente por um forte componente estratégico, ou seja, envolvimento da totalidade dos recursos disponíveis na determinação do rumo a seguir. Está geralmente associado a ações com implicações de médio e longo prazo; Possui indivíduos que são responsáveis pela formulação de políticas gerais, isto é, que são definidas de forma genérica e dizem respeito a toda a empresa; E corresponde aos membros da gerência, conselho de gestão e direção geral.

Os papéis do gestor organizacional segundo o PLT é entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscar os melhores resultados para os acionistas, para os proprietários e também para a sociedade.

Entrevista: O que você entende por gestor organizacional: “Ser gestor organizacional é comandar, organizar, planejar as ações dos funcionários, tratar com fornecedores. É aquele que organiza toda a estrutura da empresa, é quem faz a empresa funcionar de forma organizada e coordenada, seguindo sempre os padrões éticos e morais estabelecidos pela empresa”. Este entendimento está em consonância com a teoria defendida no PLT da disciplina.

Etapa 2

Passo 1: Definição de Gestão de Qualidade Total (GQT):

Segundo Dirceu Moreira, a Gestão da Qualidade Total (GQT) ou "Total Quality Control" (TQC) compreende um modelo gerencial aperfeiçoado no Japão que inclui toda a organização - desde a mais baixa até a mais alta administração - para manter sob controle, e melhorar continuamente o desempenho dos processos de trabalho, a fim de satisfazer e exceder as necessidades e expectativas dos clientes internos e externos.

O mesmo autor cita como um aspecto fundamental da GQT o conceito de rompimento, que implica em mudança da forma de pensar, de estilo e de postura, envolvendo todos os integrantes da empresa, havendo um comprometimento pessoal de cada um com a implantação do programa.

A GQT orienta-se para a qualidade e para o cliente interno e externo, promove o crescimento do ser humano e oferece métodos e ferramentas gerenciais específicos. Prova disto é que a GQT prega: a qualidade é a base da produtividade e da sobrevivência da organização; a qualidade do serviço tem prevalência sobre os lucros de curto prazo; o cliente é a pessoa mais importante; os empregados assumem propriedades de seus processos, participam do planejamento do trabalho e envolvem-se na solução de problemas;a padronização e o gerenciamento das atividades do trabalho diário; e o planejamento dos processos.

Passo 2: Sobre a terceirização na empresa Panificadora Fernandes:

Áreas ou serviços terceirizados, ganhos e vantagens: A produção de coxinhas de galinha foi um serviço que foi terceirizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com