TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado

Tecnologia de Gestão

Atividade de Autodesenvolvimento, 3º NA do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera Educacional - sob a coordenação da Prof º Luciana Gonçalves Gomes.

Santo André

2013

Introdução

Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma.

A proposta deste trabalho é falar sobrea a importância da ferramenta de gestão o Balanced Scorecad- BSC e os Seis Sigma, eles são imprescindíveis para uma empresa que quer ser umas das melhores no mercado, as que não usam essas ferramentas não tem uma desenvoltura eficaz, cada vez mais a falta dessas ferramentas não aplicável, chega a falência, fechando as portas, e deixando muita gente sem emprego, por não saber planejar e organizar de forma adequada, o BSC é um mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação, Seis Sigma define aspecto específico de identificação e avaliação de risco operacional, de melhoria de processo de qualidade. É exatamente o que o trabalho destacará, a importância de se ter criado essas ferramentas. Mostrará também caso de sucesso e caso que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação.

BALANCED SCORECARD (BSC) E SEIS SIGMA

O Seis Sigma é um projeto de análise de problemas que busca a melhoria nos processos da organização tendo o objetivo de sempre alcançar favoráveis resultados financeiros e intenso foco nos clientes. Nesta base existe um método chamado DMAIC, este é constituído por um conjunto de cinco fases bem definidas, onde cada problema ou oportunidade será definido, mensurado, analisado, melhorado e controlado diante dos seguintes questionamentos: 1º Qual é o problema? 2º Como e onde estamos? 3º Quais as causas? 4º Onde e como podemos melhorar? e 5º Como assegurar a melhoria?

O Balanced Scorecard (BSC) é outro instrumento de gestão conhecido pela sua capacidade de ligar o planejamento estratégico à execução estratégica, sendo uma das maiores causas do insucesso na consecução dos planos estratégicos das empresas. Todos os temas estratégicos são desdobrados dentro das várias perspectivas em objetivos e fatores críticos de sucesso. Estes por sua vez, desencadeiam uma série de ações e projetos que são medidos e acompanhados por um sistema de medição formado por diversos indicadores estratégicos.

A Armco é uma empresa especializada na manufatura do aço, adquirindo a matéria-prima de grandes usinas e beneficiando-a para a comercialização com as indústrias, sendo o segmento automobilístico um de seus maiores clientes. Para melhorar as práticas de gestão decidiu investir em um sistema de Balanced Scorecard (BSC). O objetivo era automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual, e criar um portal, de onde estes seriam analisados, com o suporte de uma solução de BI. A implantação de um portal de BSC, apoiado em uma solução de BI, garantiu o alinhamento da gestão com a estratégia, permitindo o planejamento e o relatório do desempenho dos indicadores que descrevem e monitoram essa estratégia e melhoria do processo decisório.

Outro caso de sucesso ocorreu com a GE uma organização que desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviço às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A empresa adotou o sistema dos Seis Sigma e ao final do processo atingiu o objetivo de reduzir o numero de transportadores de 136 para no máxima 30, além de ter proporcionado identificação de talentos.

De acordo com a análise, observasse que as duas ferramentas de qualidade mencionadas constituem programas de melhorias com grandes benefícios resultantes em vantagem competitiva. Mas é importante ressaltar que podem ocorrer devidas implicações durante o processo das ferramentas devido a má aplicação, ocasionando erros ao estabelecer uma prioridade sobre que fatores devem ser levados em consideração: (todos os fatores da organização devem ser levados em consideração, mas deve existir uma prioridade em torno de alguns deles, ou seja, os que forem relevantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com