TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Ensaios: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  6.646 Palavras (27 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO

ANACLEIDE COSTA-418200

CARLOS MAGNO SILVA CUNHA-438708

RELATÓRIO

Professor EAD: Ademir Cavalheiro Leite.

Tutor presencial: Lana Rocha.

SÃO LUIS-MA

2014

1. INTRODUÇÃO

Muito tem se falado em Tecnologias de Gestão e suas ferramentas organizacionais. Este relatório traz de forma sucinta essa abordagem.

As mudanças organizacionais tem uma relevância incomparável para a atualidade dentro das organizações, é sem dúvida um dos principais ativos de uma empresa. É através dessas ferramentas que uma empresa pode agregar valores aos seus produtos.

Como então trazer a equipe de colaboradores essas ferramentas de gestão? Já que disseminar conhecimento para a equipe é um tanto quanto laborioso e complexo. Isso só é possível quando a organização tem como visão crucial o processo de Tecnologias de Gestão. Transformando e criando ativos tangíveis e intangíveis em prol de uma inovação.

Em um mundo globalizado e altamente competitivo onde as transformações são velozmente percebidas, cabe às organizações desenvolver métodos essenciais e sustentáveis, voltadas para a inovação, para que haja uma competitividade e longevidade dessa organização, e isso só é possível quando ela desenvolve de forma eficaz novas ferramentas de tecnologias.

Através do estudo dessa temática, o individuo entenderá e fará uma análise melhor referente ao seu papel dentro das organizações. Como ele poderá desenvolver suas habilidades e conhecimentos, dentro das organizações no que tange as transformações.

É a forma como o indivíduo se comporta em relação ao meio em que convive, quando estudamos essa temática, estamos estudando as pessoas dentro das organizações, não sendo apenas no ambiente de trabalho, mas todo o ambiente aonde as pessoas têm que interagir com outras.

Este trabalho, não tem a finalidade de desenvolver um estudo macro sobre Tecnologias e Ferramentas de Gestão e suas abordagens, mas de forma sucinta apresentar ao leitor o interesse pelo assunto.

2. EMPRESA EM ESTUDO:

SUPERMERCADO ARCO ÍRIS

Av. JOÃO PESSOA, 2500-JOÃO PAULO.

SAÕ LUIS-MA – CEP: 65040-200

Tel. (98) 8199-8179

SEGMENTO: Comércio Varejista.

PRODUTOS COMERCIALIZADOS: Linha completa de produtos alimentícios. Também apresenta um gama de produtos não alimentares, como no ramo de papelaria, entre outros.

Empresa de Médio Porte.

Missão:

Oferecer aos clientes produtos e serviços de alta qualidade, variedade, atendimento diferenciado e excelência em alimentação proporcionando bem estar em um ambiente agradável, fazendo o melhor para você, o melhor para sua família.

Visão:

Ser uma empresa profissionalizada que acompanhe o desenvolvimento dos negócios e permaneça em um processo contínuo de expansão; Sendo referência no nosso segmento, atendendo além das expectativas dos nossos clientes, colaboradores e parceiros, através do crescimento sustentável, por meio das diretrizes traçadas pela empresa.

Valores:

Honestidade, Solidariedade, Respeito ao ser humano, Responsabilidade social, Confiança, Flexibilidade, Integridade, Progresso, Higiene, Organização.

História:

Uma rede que cresce a cada dia.

Empreendedorismo talvez seja um traço genético, existente nos proprietários do supermercado Arco Íris, herdado do pai Wady Cunha, que em 1967, decidiu atuar como negociante e fundou o Mercadinho Arco Íris, que atendia as comunidades dos bairros centrais de São Luís. O nome ARCO ÍRIS foi dado em homenagem ao antigo Asilo arco íris, na época já em extinção, onde a antiga mercearia se instalou. O estabelecimento tornou-se referência na região em variedade e preços baixos e atraía vários consumidores. Um dos atrativos, além do bom preço e da diversidade de ofertas, era o cheque pré-datado, uma inovação na época.

Dando continuidade aos projetos de expansão e frente aos novos desafios e oportunidades que surgiram, em 2010 foi inaugurada a primeira loja da rede no Bairro liberdade, na cidade de São Luís, oferecendo o mesmo padrão de qualidade e serviços aos moradores da região. Hoje contando com quatro supermercados em funcionamento e, mais três em processo de abertura, o crescimento do supermercado ARCO ÍRIS, acompanhando o desenvolvimento da cidade de São Luís, bem como outros fatores, foi à razão justificável para a escolha de modelo de empresa referencial do nosso trabalho.

Fonte: Carlos Magno Cunha- Gerente Administrativo.

2.1 MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E QUEBRA DE PARADIGMAS

Gestão da mudança é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas. Pois, são dotados de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora e eficiente. A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra de paradigmas.

A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade. A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com