TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia E Sociedade

Trabalho Escolar: Tecnologia E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio Estadual São Geraldo

Tecnologia e Sociedade

Ellen Samara Rodrigues, Michelle e Wanderson

Novembro 2012, Santa Terezinha de Goiás- GO

Introdução

A cada dia surpreendemo-nos com as inovações tecnológicas. Afirma-se que

elas surgem para facilitar e melhorar a vida do indivíduo na sociedade, poupando-lhe tempo, encurtando distâncias, vencendo fronteiras e superando desafios de ordem socioeconômica. Mas será que é isto mesmo que está ocorrendo? Será que vivemos em um mundo em que temos mais tempo para nós mesmos, onde nos deslocamos mais rapidamente e onde os problemas oriundos de uma sociedade estratificada vêm superados pelos avanços tecnológicos?

04

Sociedade e tecnologia

A história da evolução humana está diretamente ligada à história da evolução da técnica. Desde o período Paleolítico as pessoas tentam utilizar a técnica para

sua vida. Naquele tempo com a descoberta do fogo os indivíduos passaram a se proteger do frio e a gerar calor para o cozimento de alimentos. No período seguinte, neolítico, com o pastorio e a agricultura, aprenderam a garantir e a melhorar suas fontes de alimentação.Nesta época acreditava-se que as técnicas tinham uma origem mágica e a transmissão do conhecimento recebia um caráter de segredo divino fazendo com que poucos revelassem seus segredos. Além disso, a posse desses conhecimentos era sinônimo de elevado status social (Cardoso,2001).

Com as mudanças, o indivíduo confronta-se com questões sobre si, sobre o mundo e o saber (Cardoso, 2001). No século XVII, os conceitos modernos de ciência e de tecnologia começam a ser construídos. Idéias, conhecimentos técnicos e filosóficos passam a ser um saber transmissível e cumulativo. Cada geração exerce o papel de contribuir para a evolução do saber. A concepção de ciência passa a ser a de um:

“saber progressivo, que cresce sobre si mesmo, como uma lenta construção nunca concluída, à qual cada um deve trazer sua contribuição e que alia o saber teórico à experimentação prática, com o objetivo de intervir na natureza para conhecê-la e dominá-la”.

Muitos dos objetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com