TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE

Trabalho Universitário: A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 7

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE

INTRODUÇÃO

A finalidade desta atividade é possibilitar ao aluno do curso de Serviço Social, o entendimento das bases da tecnologia bem como a sua importância na vida cotidiana visto que essas tecnologias têm a finalidade de atender os anseios e as necessidades da sociedade moderna.

O desafio desta atividade consiste em analisar a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, compreendendo e conhecendo a sociedade em que vivemos, compreendendo o significado social da profissão, entendendo o seu envolvimento histórico social no cenário nacional e internacional, bem como delimitando o campo de atuação do profissional da área, almejando a formulação de respostas para a questão social, através da utilização dos recursos da informática.

No decorrer do referido trabalho, a fundamentação teórica baseia-se em textos e informações extraídas da internet, salientando-se a necessidade de uma análise, observação e aplicabilidade bastante minuciosa dessa tecnologia.

O PAPEL DO TRABALHO HUMANO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Não sendo parte envolvida no processo de produção, o operário não conhecia o valor daquilo que produzia. Manipulado pela situação, o trabalhador transformou sua mão-de-obra numa mercadoria barata, vendida a um preço definido pelo seu patrão.

Na sociedade capitalista, o trabalho do artesão, possuidor de técnicas e ferramentas especiais para seu ofício, foi desvalorizado, dando lugar então, ao ritmo acelerado dos operários das fábricas e ao maquinário.

O trabalho artesanal, no decorrer dos tempos, passou a receber a devida atenção na sociedade de produção, como uma produção individual que não poderia ser reproduzida em série, e os artesãos passaram a ser considerado um artista, um produtor individual e o seu produto: a obra, um produto artístico, algo único e, portanto bem valorizado.

Brasil Colônia

Durante o período em que o Brasil foi colônia de Portugal, as terras foram dividas e distribuídas de forma muito injusta. As grandes propriedades rurais improdutivas, os latifúndios, tornaram-se padrão, ampliando a desigualdade da divisão. Atualmente mesmo que o Estado tenha a obrigação de garantir o direito da terra para quem vive e trabalha nela, através do Estatuto da terra, esta política não é colocada em prática, visto que, várias famílias camponesas ainda são expulsas do campo, seja pela distribuição das terras, pela falta de uma política agrária justa ou pelas condições injustas impostas ao homem do campo, pelo poder econômico global.

Brasil industrializado

Após a Segunda Guerra, o Brasil acelerou seu parque industrial, tornando-se o principal exportador de produtos para a Europa, continente bastante devastado pelo confronto armado. Durante essa mesma década, aconteceu a implantação de várias empresas estrangeiras, no Brasil, que atuavam especificamente na indústria automobilística, química, farmacêutica, eletroeletrônicas.

Efetivamente, a partir daí que o Brasil passou a ser um país industrializado e urbano, deixando de ser um país essencialmente agrário. Atualmente, a indústria nacional, produz uma grande diversidade de indústrias: máquinas, roupas, aviões, equipamentos, produtos alimentícios, eletrodomésticos, etc.

Trabalho do artesão

O artesanato é uma trabalho individual, e é através dele que muitos artistas e profissionais sobrevivem, muitas da vezes isolados dos centros urbanos. No Brasil, a maioria das comunidades compostas por artesãos encontramos seu trabalho é individual e, através dele, este profissional isolado sobrevive em muitas regiões, principalmente nas áreas distantes dos grandes centros urbanos. A maioria das comunidades compostas por artesãos encontram-se na região Nordeste, principalmente no sertão da Bahia, Ceará e de Pernambuco.

Trabalho do operário na fábrica

Na sociedade capitalista o trabalho é um produto vendido pelo trabalhador que o entrega, por um determinado tempo, por meio de um contrato de trabalho. Os trabalhadores das fábricas, denominados de operários eram figuras típicas de um novo cenário urbano em construção. No início, havia uma grande concorrência entre os trabalhadores, que acabavam aceitando um trabalho com uma imensa carga horária e um salário irrisório. O trabalho nas fábricas passou a ser uma opção familiar, o homem já não mais conseguia manter sua família e então, por um salário menor, as mulheres e crianças passaram a ser submetidas às mesmas atividades dos homens adultos.Embora as fábricas evoluíssem as condições de trabalho eram precárias. Tantas dificuldades acabaram motivando os primeiros confrontos e revoltas dos operários.

A natureza

Em sentido amplo, a natureza é o mesmo que mundo natural ou universo físico. O termo faz referência aos fenômenos físicos e a vida ou mundo físico. Não são incorporados na definição, os objetos artificiais inventados pelo homem. O crescimento populacional, o consumo desmedido da tecnologia, a multiplicação infundada dos resíduos industriais, que contaminam o ambiente, colocam em risco os ecossistemas, pondo em risco também a natureza.

O homem tem desenvolvido práticas para proteger e conservar a natureza. Podemos destacar: utilização de energias renováveis, tratamento das águas e dos resíduos sólidos.

A devastação da natureza em função do lucro

O Homem, deixando de preservar a Natureza, cava a sua própria sepultura.

A Natureza está morrendo e pede socorro. Falta sensibilidade no homem moderno, pois ele acha que pode usurpar, dominar tudo, despeitar as regras fundamentais da preservação da Mãe natureza.

Há um provérbio indígena que prevê o que pode acontecer com o bicho homem, pela insensatez e pela ganância como se apresenta.

Vejamos: “Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com