TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos

Exames: Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

PG

1. Introdução------------------------------------------------------------------------------04

2. Desenvolvimento

2.1 Justificativa da contratação------------------------------------------------------------05

2.2 Descrição do cargo-------------------------------------------------------------------------06

2.3 Fontes de recrutamento a serem utilizadas-------------------------------------------06

2.4 Anúncio do cargo---------------------------------------------------------------------------09

2.5 Elenco de competências do cargo-------------------------------------------------------10

2.6 Sugestão de dinâmicas de grupo--------------------------------------------------------12

3. Considerações finais-----------------------------------------------------------------------15

4. Referências------------------------------------------------------------------------------16

INTRODUÇÃO

Recrutar e selecionar profissionais são um dos maiores desafios para as organizações. As empresas estão cada vez mais procurando aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção, pois o mercado de trabalho vem sofrendo várias mudanças que influenciam o setor de recursos humanos das empresas, com melhores práticas e políticas que visam buscar profissionais mais qualificados. A falta de profissionais qualificados afeta todos os setores da economia do país, afetando assim o mercado de trabalho.

Dentro de qualquer organização bem sucedida, é tarefa do departamento de Recursos Humanos recrutar e selecionar candidatos que agreguem valor à empresa, a fim de atingir os objetivos propostos. Essa é área da empresa responsável por montar estratégias de recrutamento e seleção de acordo com cada cargo proposto.

A concorrência e a busca pelos melhores profissionais esta tornando os processos seletivos cada vez mais criteriosos e longos. Um sistema de recrutamento bem planejado e bem operado é essencial para um programa de seleção de sucesso. A empresa deve identificar as fontes que têm probabilidade de fornecer bons candidatos (STANTON; SPIRO, 2000, p.123).

Este trabalho tem como objetivo descrever o mercado de recursos humanos e suas caractericas, definir o conceito de recrutamento e suas modalidades, descrever técnicas do recrutamento e divulgar algumas dinâmicas utilizadas para seleção de candidatos.

1- JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO

O processo de contratação de um profissional exige planejamento, habilidade e tempo dos gestores de RH. São várias etapas e todas de equivalente importância até a sua finalização. Uma vez que, é a competência dos empregados o fator decisivo para competitividade e sobrevivência das organizações. Identificar e contratar talentos é prover meios para alcançar os objetivos traçados para cada negócio.

O Recrutamento e seleção de pessoal não são tarefas simples. O profissional responsável deve possuir competências para planejar detalhadamente esse processo, levando em consideração diversos fatores como: comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Para isso, aplica-se um conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados para preencher as necessidades atuais e futuras da organização, definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.

No mercado de hoje, onde o tempo é um fator determinante, não há espaço para erros na contratação, pois os prejuízos gerados podem ser irreparáveis para o desenvolvimento organizacional. Diante desta realidade, a realização dos processos de recrutamento e seleção através de um sistema elaborado especificamente para este fim, proporciona aos gestores de RH, agilidade e eficiência nos resultados buscados na contratação de pessoal.

E é por esses e outro motivos que se faz necessário à contratação de um colaborador para função de Gestor de Recursos Humanos, pois só um profissional treinado e qualificado poderá contribuir para que essa empresa tenha bons colaboradores em todas as áreas e funções que a empresa necessitar.

2- DESCRIÇÃO DO CARGO

Atualmente as ferramentas mais utilizadas são anúncios em jornais, recrutamento interno e principalmente o anuncio em sites especializados em fornecer mão de obra e captar talentos. Cada método de recrutamento possui as suas características próprias, no entanto, cabe a cada empresa definir, juntamente com o responsável por esse processo, qual será a melhor forma a ser utilizada e que encontre, em menor tempo possível, a pessoa certa para o lugar certo.

O departamento de Recursos humanos, após ter em mãos todas as informações do cargo para o qual esta recrutando, entra em contato com os jornais de mais visibilidade e tradição, anunciando a vaga, a empresa (em casos de anúncios não confidenciais), o salário + benefícios e o contato para envio de currículos.

Essa forma de recrutamento esta expandindo a cada dia pela comodidade tanto das empresas como dos candidatos em encontrar oportunidades. Nessa modalidade de recrutamento a empresa cadastrar a sua vaga com todas as informações necessárias e autoriza a divulgação. O site compartilha o anuncio com os candidatos cadastrados com o perfil próximo ao procurado e eles por sua vez encaminham o currículo para a empresa anunciante que faz a triagem.

3- FONTES DE RECRUTAMENTO A SEREM UTILIZADAS

Recrutamento de pessoal é uma atividade de responsabilidade do departamento de RH e tem por finalidade a captação de talentos e mão de obra no mercado de trabalho através de diversas formas. Todo processo de recrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da empresa. Essa necessidade se inicia por motivos diversos e é expressa ou emitida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com