TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia e Gestão da Segurança Pública

Trabalho acadêmico: Tecnologia e Gestão da Segurança Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Toxicologia e Segurança Pública

Curso: Tecnologia e Gestão da Segurança Pública.

Professor: Eduardo Didonet Teixeira.

Nome do aluno: Jader Martins de Freitas.

Questão Única

A escolha do consumidor parece ser o mais opressor problema no atual capitalismo. Barry Schwartz inicia seu livro, The Paradox of the Choice, com a dificuldade que o consumidor enfrenta quando quer comprar uma simples calça jeans.” Justa, reta, larga, descontraída, baggy ou extra-baggy? As calças devem chegar até o tornozelo, comprimento normal ou mais longas? Lavada ou escura? Azul ou preto? Zíper ou botões? As escolhas do consumidor se tornam uma fonte de ansiedade quando, em qualquer supermercado, precisamos escolher entre 8 marcas de biscoito, 285 tipos de cookies, 360 shampoos e 275 ofertas de cereal. (SALECL, 2005: 17-18)

O que Salecl (2005) vai evidenciar é que as percepções de prazer estão cada vez mais vinculadas a consumo. Paradoxalmente, esse prazer se reduz. A falta de reflexividade é uma marca da nossa sociedade. Um exemplo: temos um problema concreto ou mesmo uma angústia existencial, normal da vida. Ao invés de simbolizarmos adequadamente (conversar com amigos, terapeuta, padre ou ler um livro de filosofia), compramos! Todos já ouviram algo do tipo “vou fazer umas comprinhas para me acalmar”. Outros ainda dizem: “vou sair para afogar as mágoas (“afogar” geralmente como sinônimo da ingestão de bebidas alcoólicas). Alguns vão dizer “vou fumar um baseado para relaxar”. Do ponto de vista comportamental, existe alguma diferença? Em cada uma dessas atividades há um regramento jurídico e cultural próprios, mas do ponto de vista da possibilidade de adição ou do mecanismo empregado não há. (livro didático, unidade 1).

Com base na citação, destaque três elementos que você considera importantes serem considerados na discussão sobre “a droga na sociedade contemporânea”, e disserte sobre as implicação no contexto da segurança pública.

RESPOSTA:

A humanidade possui muitos registros históricos evidenciando o uso das drogas no seu dia-dia. Antigamente as drogas já eram usadas em rituais e cerimônias com o intuito de se obter sensações prazerosas. Os indígenas, os egípcios, os árabes, os gregos são exemplos de povos milenares que tinham hábitos que envolviam o consumo de drogas, geralmente na forma de bebidas fermentadas ou destiladas. Hoje em dia o vinho é utilizado em cerimônias católicas, por exemplo. Dessa forma, a utilização das drogas não representava uma ameaça à comunidade, pois seu uso estava ligado à religião, medicina e costumes culturais próprios. Naquele tempo ainda não se conheciam os efeitos negativos que elas poderiam causar, não haviam estudos científicos acerca dessas substâncias. Foi somente com a aceleração do processo de urbanização e industrialização, e com a intensificação das relações sociais entre as pessoas, foi que a questão das drogas passaram a ser tratadas de maneira diferente. Com a implantação de novas técnicas medicinais passou-se a abordar o tema sob uma visão médica, pois o seu uso e abuso começou a ser problematizado. Nas últimas décadas os efeitos do consumo de drogas lícitas e ilícitas vem ganhando cada vez mais importância devido a uma série de fatores socio-culturais e econômicos. Na nossa sociedade, observamos que a maioria da população faz uso de algum tipo de substância lícita como o tabaco, o álcool ou medicamentos, buscando a diminuição da dor, da ansiedade, do cansaço, o alivio da depressão, a obtenção do prazer e entre outros efeitos . Atualmente vivemos em um mundo onde a inversão de valores é constante, as pessoas em geral dão mais valor ao que possuem e não ao que são como pessoas, gerando uma cultura consumista, egoística e individualista. Neste contexto de falta de segurança psicológica, de insatisfação, de estresse, é que se abrem as portas para uma válvula de escape denominada drogas. Os problemas sociais como competição no mercado de trabalho, desemprego, desestruturação familiar, impunidade, acabam potencializando o consumo tanto de drogas lícitas como das ilícitas acarrentando uma série de problemas que acabam refletindo em várias áreas como na saúde, na economia, no social, na educação, na segurança pública entre outros. Para entendermos a importância da influência das drogas no atual modelo de sociedade abordaremos três assuntos que devido a sua prevalência no contexto das drogas, merecem destaque:

a) Combate ao tráfico de drogas; hoje o tráfico de drogas é um dos setores mais fortes da economia mundial, as organizações criminosas assim como os demais setores seguem a tendência da globalização e especializam-se cada vez mais. As artimanhas e procedimentos utilizados pelos operadores do crime exigem das autoridades responsáveis cada vez mais investimentos em novas tecnologias e inteligência pois muito se fala sobre os efeitos multisetoriais das drogas, mas geralmente o fardo colocado em cima das costas dos integrantes dos orgãos da segurança pública. Aqui em nosso continente temos uma situação preocupante já que o Brasil se localiza na rota do tráfico internacional de drogas, isto se dá em função de não haver o devido controle nas fronteiras com os países vizinhos que são grandes produtores de drogas. Uma parte desta droga que adentra nosso território é despachada para outros continentes através dos portos e aeroportos, sendo que uma outra parte é distribuída pelos traficantes que abastecem o mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com