TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Processos Gerenciais

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.205 Palavras (33 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

                                                             Processos Gerenciais

                                                                 

                                                                      Jessica Requel – 288309

                                                                      Débora Ferreira - 287578

                                                                    Marcos Moura - 286120

Eldorado/MS                                                

2011

                           Nome dos Acadêmicos

Jessica Requel

Débora Ferreira

Marcos Moura

Desafio de Aprendizagem

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Processos Gerenciais ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

  1. Introdução

Neste Desafio de Aprendizagem trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações, passando pelos seguintes tópicos: O pensamento sistêmico, fundamentos das organizações, a informação e a tomada de decisão, o planejamento, a organização, a direção, o controle e os fundamentos da estrutura organizacional.

 As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para Gestão em diferentes áreas. Uma boa Gestão Empresarial está ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrência.

2. Desenvolvimento

Etapa n. 1 Aula-tema: Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional

Definição 1 de Empresa: representam um tipo de organização.

Definição 2 de Empresa: Dizem os livros que uma empresa é um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros.

Definição 3 de Empresa: é uma pessoa jurídica.

Definição 1 de Administrador: é o condutor do negocio.

Definição 2 de Administrador: O Administrador  consiste em gerenciar, controlar e direcionar as empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produzir  e lucrar.

Definição 3 de Administrador: Tem a  função de fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais envolvidos na produção, para evitar desperdícios e prejuízos para a empresa.

Definição 1 Ambiente Empresarial: representa todo o universo que envolve externamente a empresa.

Definição 2 Ambiente Empresarial: é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.  

Definição 3 Ambiente Empresarial: O ambiente é resultado da análise das variáveis que o compõe. Economia, tecnologia, política, legislação são macro-variáveis que “fogem” ao controle do gestor e da empresa.

Definição 1 de Estratégia Empresarial:é o movimento integrado , e capacidade de manobra , e mudanças , é a ação , reação e provação.

Definição 2 de Estratégia Empresarial: Estratégia são as  determinações dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção das ações adequadas e habitação de recursos para atingir esses objetivos.

Definição 3 de Estratégia Empresarial: Estratégia são o padrão de objetivo, fins ou metas e principais políticas planos para atingir esses  objetivos, estabelecidos de forma a definir qual o negócio em que  a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai ser.

3. Conclusão

        E nessa conjuntura de pensamentos, verificamos ainda que a Administração exerça seu papel fundamental nos diferentes setores da sociedade e que para alcançar o êxito e os melhor objetivos na organização de uma determinada empresa  precisa que seja utilizada de maneira corretos a aplicação dos Planejamentos estratégicos e as estratégias empresariais, de modo que isso contribua para a melhor decisão e direção  diante do modelo de organização determinado.

Referências Bibliográficas

Referencias Bibliográficas:

EMPRESA, www.wikipedia.org/wiki/empresa

PROCESSOS, www.artigonal.com/gestao/artigo

EMPRESARIAL, www.spiner.com.br/modules

AMBIENTE, www.strategia.com.br/ambiente 

ESTRATEGIA, www.antoniofonseca.com/conceito 

PLT, cap.2, p.31

PLT, cap.3, p.67

PLT, cap.4, p.81

PLT, cap.6, p.113

Etapa n.o 2 Aula-Tema: Processo Administrativo: planejamento

Temos que Planejar

           Planejar sempre foi uma necessidade do homem. Desde tempos imemoriais o ser humano procura precaver-se das surpresas indesejáveis tomando medidas preventivas contra toda ‘sorte’ de riscos que possam prejudicar o resultado de seu intento. O homem pré-histórico era nômade e deslocava-se sempre que os recursos (caça e frutos) se esgotavam na região onde habitava. Depois, ele domesticou animais entrando na era pastoril, tornou-se nômade porque necessitava de pastagens para seus rebanhos e ainda hoje, temos tribos no norte da África e estepes asiáticas que mantém esta tradição. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (992.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com