TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestao

Seminário: Tecnologias De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Seminário  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 01

Por se tratar de uma empresa que não apresenta em sua estrutura organizacional um sistema de gestão de qualidade, indica-se que a Empresa INOXEL adote o sistema sugerido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no qual apresenta um modelo de Excelência de Gestão fundamentado em uma visão sistêmica da gestão organizacional baseado em 13 fundamentos, são eles: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inova鈬o; agilidade; lideran軋 transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valoriza鈬o das pessoas e da cultura; deciss fundamentadas; orienta鈬o por processos; gera鈬o de valor (site dispon咩el http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao).

Oito critérios podem ser trabalhados na empresa INOXEL, quais sejam: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultado. Estes critérios de excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona

Podem ser utilizadas várias ferramentas de gestão disponíveis:

· O planejamento estratégico: prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar1 .

· Análise SWOT: A ferramenta é recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio e para análise contextual. O empreendedor deve identificar seus pontos fortes (strengths) e fracos (weaknesses), as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) ao seu negócio. Em geral, as forças e fraquezas estão dentro da empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças costumam ter origem externa. A Análise SWOT também funciona como um guia para definir um plano de ações para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

· A ferramenta 5 Forças de Porter é um clássico da Administração e, com algumas adaptações, pode ser usada também por pequenas empresas. Sua função é analisar o ambiente competitivo em que está a empresa, para determinar como ela deve se posicionar diante dos concorrentes. Com esta ferramenta, o empreendedor pode ter uma visão mais ampla sobre a concorrência em seu mercado e se atentar para possíveis espaços vazios para preencher.

PASSO 02

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização

Medidas sugeridas para

adequar esse impacto

Custo/Beneficio

PASSO 03

A terceirização tem produzido efeitos em diversas esferas do Direito do Trabalho, principalmente na relação econômica entre a produtividade, os custos e a qualidade do trabalho. Vejamos a opinião de Alice Monteiro de BARROS a respeito dos cuidados jurídicos da Terceirização:

A terceirização requer cautela do ponto de vista econômico, pois implica planejamento de produtividade, qualidade e custos. Os cuidados devem ser redobrados do ponto de vista jurídico, porquanto a adoção de mão-de-obra terceirizada poderá implicar reconhecimento direto de vínculo empregatício com a tomadora de serviços, na hipótese de fraude, ou responsabilidade subsidiária dessa ultima, quando inadimplente a prestadora de serviços.

BARROS, Alice Monteiro de.  Curso de Direito do Trabalho.  5. ed. rev. e ampl. S縊 Paulo: LTr, 2009. p. 452.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »