TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Transversais

Exames: Temas Transversais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de português

O que é tema transversal?

Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano. Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.

Quais são os objetivos dos temas transversais?

Os “Temas Transversais” têm por objetivo romper com as propostas fragmentadas da pedagogia tradicional, levando assim à interdisciplinaridade, ou uma “atitude de superação de toda e qualquer visão fragmentada e/ou dicotômica que ainda mantemos quer a nós mesmos, quer no mundo, quer da realidade”. Diante deste desafio, encontra-se uma grande barreira, uma vez que dentro de nossas escolas a implementação da interdisciplinaridade e transversalidade esbarra no descompasso entre a teoria e prática.

A transversalidade presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais aponta que a escola deve propor aos seus alunos não só conhecimentos especificados, mas também criar cidadãos ativos na vida social. Por isso busca também educar o individuo para que ele seja capaz de eleger critérios de ação, assim adaptando-se a qualquer situação. A importância dos Temas Transversais nesse contexto é essencial, já que estes possibilitam discussões sobre assuntos que embora sejam tidos como rotineiros, fundamentam toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com