TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRESENÇA DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Trabalho Universitário: A PRESENÇA DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 9

MATEMÁTICA E CIDADANIA: A PRESENÇA DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

INTRODUÇÂO

O projeto visa mostrar a importância da Matemática na formação dos cidadãos; desenvolvendo o raciocínio e a criatividade, proporcionando maior participação dos cidadãos na sociedade. A influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que muito tem contribuído no ensino fundamental, transformando esse ensino em maiores oportunidades aos cidadãos brasileiros.

A interdisciplinaridade e transversalidade tratam da segmentação dos temas estudados favorecendo o aprendizado, propiciando ao educando seu desenvolvimento e engrandecimento pessoal.

A Matemática, sendo uma ciência exata, pode ser usada em vários ramos do conhecimento, facilitando o entendimento da leitura e interpretação da realidade.

Por isso, não podemos esquecê-la dentro das tecnologias, que causam transformações na sociedade e nos meios produtivos.

Os serviços bancários e as transações comerciais, não poderiam ser realizados sem utilização da Matemática.

JUSTIFICATIVA

Eleger a cidadania como eixo principal da educação nos leva a entender explicitamente contra valores e práticas sociais que estão ligados aqueles valores comprometendo-se com as perspectivas e determinação que os beneficiam. Isso mostra valores, mas também conhecimentos que forneçam e que possam transformar as capacidades fundamentais para a participação da sociedade efetiva.

Como o tema já evidencia que a escola é responsável pela formação de cidadãos, queremos mostrar nessa pesquisa para melhor entendimento desses processos, educacional e social. A Matemática tem uma grande importância no nosso meio, não só para determinar valores numéricos, também para nos dar a compreensão para melhor resolvermos as situações que aparecem nas nossas vidas.

Por isso, o sistema educacional precisa refletir e repensar a questão dos métodos e conceitos pedagógicos aplicados na escola, já que não condiz com a realidade.

OBJTIVOS

GERAL

Enfatizar a cidadania como gancho fundamental da educação formando-se indivíduos críticos e participativos que sejam responsáveis pela sua história e consequentimente a transformação de seu próprio meio;

Incentivar aos alunos que a matemática é fundamental no processo de educativo, podendo auxiliar na resolução de problemas cotidianos e também no desenvolvimento do raciocínio lógico.

ESPECÍFICOS

Mostrar ao aluno que a Matemática está ligada a cidadania não só para resolver cálculos, mas para auxiliar em várias situações do dia-a-dia;

Indicar a importância da interdisciplinaridade e os temas transversais, já que o conhecimento é dado por vários ramos da ciência;

Aplicar um novo modelo de ensino da Matemática.

MATEMÁTICA E CIDADANIA: A PRESENÇA DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O RECURSO AOS JOGOS NA MATEMÁTICA MODERNA

Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de situações. Propiciam a simulação de situações-problemas que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimulam o planejamento das ações; possibilitam construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.

Na situação de jogo, muitas vezes, o critério de acerto ou de erro é decidido pelo grupo.

Assim, a prática do debate permite o exercício da argumentação e a organização do pensamento.

Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes, enfrentar desafios, lançar-se à busca de situações, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidades de alterá-las o resultado não satisfatório, necessário para aprendizagem da Matemática.

Nos jogos de estratégia (busca de procedimentos para ganhar) parte-se da realização de exemplos práticos (e não de repetição de modelos de procedimentos criados por outros) que levam ao desenvolvimento de habilidades específicas para a resolução de problemas e os modos típicos do pensamento matemático.

As atividades de jogos permitem ao professor analisar e avaliar os seguintes aspectos:

Compreensão – facilidade para estudar o processo do jogo, assim como, o autocontrole e o respeito a si próprio;

Facilidade – possibilidade de construir uma estratégia vencedora;

Possibilidade de descrição – capacidade de comunicar o procedimento e da maneira de atuar;

Estratégia utilizada – capacidade de comparar com as provisões ou hipóteses.

MATEMÁTICA E CONSTRUINDO DA CIDADANIA

Falar em formação básica para cidadania significa refletir sobre as condições humanas de sobrevivência, sobre a inserção das pessoas no mundo do trabalho das relações sociais e da cultura e sobre o desenvolvimento da crítica e do posicionamento diante das questões sociais. Assim é importante refletir a respeito da colaboração que a matemática tem a oferecer com vistas a formação da cidadania.

A sobrevivência na sociedade depende cada vez mais de conhecimento, pois diante da complexidade de organização social, a falta de recursos para obter e interpretar informações impede a participação efetiva e a tomada de decisões em relação aos problemas sociais. Impede ainda, o acesso ao conhecimento mais elaborado e dificulta o acesso às posições de trabalho.

Em função do desenvolvimento das tecnologias, uma característica contemporânea marcante num mundo do trabalho exigiu-se trabalhadores mais criativos e versáteis, capazes de entender o processo de trabalho como um todo, dotados de autonomia e iniciativa para resolver problemas em equipe e para utilizar diferentes tecnologias e linguagens (que vão além da comunicação oral e escrita). Isso faz com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com