TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Deusa Mãe e o Deus Cernunnos

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

A Wicca é uma religião neopagã fundada pelo inglês Gerald Gardner. Pelo fato de Gerald e sua família sempre se interessarem em história, antropologia, arqueologia e ciências ocultas, passou a ler sobre os antigos rituais celtas e pagãos da Grã-Bretanha. Assim, quando mais velho, atualiza o terno e passa a denominar de wicca, que significa sabedoria.

A Wicca crê e celebra dois deuses, sendo eles a Deusa Mãe e o Deus Cernunnos. A Deusa Mãe, por exemplo, é a deusa geradora da vida, da natureza, fertilidade, águas e cultura; criadora do universo. A Deusa Mãe apresenta três etapas da vida: inocência/virgindade, plenitude e sabedoria. A inocência, caracteriza a donzela, a plenitude simboliza o papel de mãe e, a sabedoria, é a anciã. O Deus Cernunnos é o Deus fálico da fertilidade. Ele é o guardião das entradas e do círculo que é traçado para o ritual começar. É o Deus pagão dos bosques, o rei do carvalho e senhor das matas. É Deus que morre e renasce. Seus ciclos de morte e vida representam a existência humana, as plantas, as estações do ano e o ciclo de vida animal.

A Wicca acredita na reencarnação que exista a “lei do retorno” (lei tríplice) para quem praticou ações que possam afetar algum indivíduo; não acreditam na ideia de que exista a personificação do mal.

Para celebrar, os bruxos e as bruxas se reúnem durante as festas (Solstícios e Shabats) para realizar rituais de agradecimento, renovação e pedidos aos deuses. Além dos rituais, os bruxos se reúnem para se aprofundarem nos conhecimentos sobre a Wicca. Essas celebrações tem muita ligação pela natureza e pelas estações, algo que era recorrente no paganismo

Sobre os rituais, são praticados nas épocas lunares (suas fases), nos solstícios e nos equinócios. Para os rituais ocorrerem, é necessário que o ambiente esteja limpo, purificado com ervas e que o altar esteja na sua forma ideal.Quem celebra os rituais deve saber com antecedência qual a funçao de cada um dentro do ritual para que as energias físicas e espirituais estejam concentradas. Assim que o círculo for feito, os elementos e as deidades são invocados.Quando termina o círculo, ele se abre, e como os praticantes estão carregados de energia, em pouco tempo se conectam com o presente.

Sobre os símbolos:

Diversos símbolos da Wicca são usados em várias religiões pagãs. Na Wicca, por exemplo, se utilizam símbolos de outras religiões como o Yin e Yang.

Na Wicca, temos o símbolo Lua Tripla, Pentagrama e o Pentáculo. A Lua Tripla representa as três faces da deusa: Donzela, Mãe e Anciã, que se relacionam com as três fases da lua: crescente, cheia e minguante.

O Pentagrama é a estrela de cinco pontas, símbolo encontrado em diversas religiões e culturas alheias. É um símbolo que representa os cinco elementos, a união do cosmos, o feminino e o masculino.

O Pentáculo é um pentagrama dentro de um círculo, localizado em altares para os rituais, conjuros e feitiços.

Sobre o altar:

O altar é o local onde o wiccano se expressa. Dentre os elementos, estão: velas coloridas (para os deuses), pentáculo (representando os quatro elementos), quatro elementos (vela é o fogo, incenso é a terra, sal é o ar e, um pote de água para a água), faca de dois gumes cega (canalizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com