TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNIDADE, PERSONALIDADE E DEUS – A ÉTICA RELIGIOSA DO JOVEM RAWLS NO HORIZONTE DA TEOLOGIA PROTESTANTE NEO-ORTODOXA

Por:   •  28/5/2018  •  Artigo  •  10.797 Palavras (44 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 44

COMUNIDADE, PERSONALIDADE E DEUS – A ÉTICA RELIGIOSA DO JOVEM RAWLS NO HORIZONTE DA TEOLOGIA PROTESTANTE NEO-ORTODOXA

RESUMO: O propósito desse texto é apresentar as ideias formuladas por Rawls em sua tese de graduação no se refere aos conceitos de personalidade, comunidade e Deus. As idéias de Rawls nesse texto são caudatárias de uma reflexão iniciada muito antes na compreensão relacional do homem com Deus, no contexto de uma comunidade humana. Nesse sentido, parte-se das exposições de Buber e de Brunner, principiando-se pela compreensão do pensamento de Buber, em função da larga influência que exerceu sobre os pensadores do movimento neo-ortodoxo, assim como a teologia relacional, de caráter ético de Brunner; após isso, ver-se-ão as ideias de Rawls em sua monografia de conclusão de bacharelado, a tese sênior, notadamente aquelas sobre a personalidade, a comunidade e Deus, os eixos da sua ideia de ética, constrastando essa ideia de Deus com On My Religion.

PALAVRAS-CHAVES: Rawls, Ética Religiosa, Comunidade, Personalidade, Deus.

ABSTRACT: The purpose of this article is to present the ideas formulated by Rawls in his graduate thesis in refers to the concepts of personality, community and God. Rawls's ideas in this text are a reflection subservient started well before the relational understanding of man with God, in the context of a human community. In this sense, starts from the exposures of Buber and Brunner, starting up by understanding the thought of Buber, due to the large influence exerted upon the thinkers of the neo-orthodox movement, as well as relational theology of ethical Brunner; after that, will be seen the ideas of Rawls concluded in his monograph baccalaureate, senior thesis, notably those on personality, community and God, the axes of his idea of ethics, comparing this idea of God with On My Religion.

Keywords: Rawls, Religious Ethics, Community, Personality, God.

Introdução

A questão da religião atraiu a atenção das pessoas no meio acadêmico ao longo dos anos por muitas, mas principalmente por duas razões, que se correlacionam: ou para enfatizar a abrangência de seu poder, no sentido de uma cosmovisão e da modelação de consciências e, por meio dessas, de condutas, ou para diminuir tal alcance no que se refere ao poder quanto à determinação da liberdade. A respeito do pensamento do Rawls maduro[1], por sua vez, essa temática da religião é tratada basicamente por dois modos distintos: i) pensadores religiosos que procuram estabelecer uma interseção a partir da justiça entre a doutrina liberal de Rawls com uma doutrina social religiosa; e ii) teóricos que discutem o papel que Rawls dá as doutrinas religiosas em vista da argumentação em torno do liberalismo político e da razão pública.

No entanto, esse quadro teórico precisa ser reavaliado porque, há poucos anos, após a morte de Rawls, veio ao conhecimento público a sua senior thesis, isto é, a sua monografia de conclusão de curso, ainda quando este professava publicamente a fé cristã episcopaliana, antes do serviço militar prestado ao exécito americano, com o título A Brief Inquiry into the Meaning of Sin and Faith: An Interpretation Based on the Concept of Community.[2] No entanto, não considerando o valor teológico que autor expressara à época, a importância desse escrito, que é também revelador dos passos de um brilhante acadêmico, está no fato de se poderem encontrar já algumas direções e posições que, posteriormente, décadas mais tarde, serão afirmadas naquela que é certamente, senão a mais destacável, uma das mais relevantes obras da filosofia política contemporânea, A Theory of Justice, bem como em seu redirecionamento político, tal qual em Political Liberalism.[3]

Além desse aspecto, por si só relevante, há outro, qual seja, o do encontro de um breve texto, pessoal e simples, escrito pelo filósofo entitulado On My Religion.[4] Nesse texto, Rawls explica o sentido que dava ao sentimento religioso, bem como as experiências que o fizeram, por assim dizer, abrir mão da ideia de um Deus tal e qual professava o cristianismo, de vertente evangélica. Para ele, após os horrores da guerra, era inadmissível continuar a acreditar num Deus onisciente e pessoal que permitia situações tão nefastas. No entanto, tal documento sugere também que, se Rawls abdicou da crença religiosa cristã, as ideias religiosas, por sua vez, continuaram a influenciar a direção de seu próprio pensamento. Sendo assim, parece claro que o pensamento de Rawls tem claras raízes teológicas, cuja compreensão potencializa o entendimento de sua obra madura (em seus dois momentos).

Dito isso, pretende-se nesse texto abordar a ética religiosa afirmada por Rawls na dissertação de graduação, bem como a sua posição quanto à religião, tal como se encontra afirmado no escrito On My Religion. É verdade que TJ externaliza uma posição que leva a sério o respeito pelos valores e convicções de cariz religioso, de modo a revelar a profunda deferência que tinha o autor. Ora, cabe, então, perguntar por qual era, de fato, a posição que deu base a tais considerações encontrando essa fonte mesma na própria monografia de conclusão de curso, avaliando a compatibilidade com as idéias professadas quando na senilidade, como é o caso de On My Religion. Dessa investigação, resulta que o que se encontra, é um escrito ético de valor incomum, que dá grande valor à comunidade, e que se aproxima, em grande medida, da ética agostiniana, na linha dos grandes pensadores teológicos do século XX, como Martin Buber, pensador de origem judaica que, no entanto, exerceu forte influente sobre a teologia protestante. Além disso, cumpre identificar a preclara contribuição de Brunner no que se refere à compreensão da experiência relacional com Deus.

O propósito desse texto, então, é apresentar as ideias formuladas por Rawls em sua tese de graduação no se refere aos conceitos de personalidade, comunidade e Deus, porque tais idéias são caudatárias de uma reflexão iniciada muito antes na compreensão relacional do homem com Deus, no contexto de uma comunidade humana, urge abordá-los em suas origens. Nesse sentido, parte-se das exposições de Buber e de Brunner. Para tanto, principiar-se-á por compreender o pensamento de Buber, em função da larga influência que exerceu sobre os pensadores do movimento neo-ortodoxo, assim como a teologia relacional, de caráter ético de Brunner; após isso, ver-se-ão as ideias de Rawls em sua monografia de conclusão de bacharelado, a tese sênior, notadamente aquelas sobre a personalidade, a comunidade e Deus, os eixos da sua ideia de ética. Justamente nessas ideias, a influência do personalismo teológico dos neo-ortodoxos, que caracteriza a concepção relacional do homem em relação a Deus, tanto em Buber como em Brunner. Assim, discorrer-se-á especialmente sobre as noções de personalidade, comunidade e Deus. A respeito desse último, constrastar-se-á a ideia de Deus com On My Religion.[5] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68 Kb)   pdf (400.3 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com