TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Sistemas - TGA

Exames: Teoria De Sistemas - TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Faculdade de Estudos Sociais – FES

Curso de Graduação em Administração

Matutino – Turma 01 – 1º Período

Teoria de Sistemas

MANAUS

2013

CLEBER JAIR SOUSA DA COSTA

MAT. 21351740

TEORIA DE SISTEMAS

Trabalho apresentado ao Prof.

Paulo Negreiros para obtenção de nota da disciplina de Teoria Geral da Administração, da Faculdade de Estudos Sociais, da Universidade Federal do Amazonas.

MANAUS

2013

TAREFA DE TGA

A. Quais as principais contribuições da Teoria de Sistemas para a prática da Administração? R. A teoria geral da administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem clássica até a abordagem sistêmica. A abordagem clássica havia sido profundamente influenciada por três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências. *Reducionismo É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades invisíveis, como átomo na Física, a célula na Biologia, a substancias simples na Química, e outros. O reducionismo faz com que as pessoas raciocinem sobre um determinado assunto sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em setores, e para cada assunto teria um único setor.

*Pensamento Analítico Serve para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário. *Mecanicismo É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado.

*Expansionismo É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas sua ênfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte.

*Pensamento Sintético Seria o oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha direto com o todo, por exemplo uma montadora de automóveis, o pensamento sintético se preocuparia com os setores que são responsáveis pela montagem do veículo e não com os setores que descobrem os materiais para construção das peças para montagem do mesmo. *Teleologia É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências. Na concepção teleológica, o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades. *Cibernética e ADM A cibernética foi um movimento criado por Norbet Wiener ao redor de 1943, para esclarecer as chamadas “áreas brancas do mapa da ciência”. Este movimento teve a

reunião de uma equipe de cientistas de diversas especialidades, cada uma autoridade em seu campo, mas com razoáveis conhecimentos nos campos dos seus colegas.

B. O que é homem funcional?

R. É aquele que desenvolve um conjunto de papéis, mantendo expectativa quanto ao papel dos demais integrantes e procurando enviar aos outros suas expectativas.

C. O que significa “Abordagem Sistêmica”? Exemplifique. R. Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. É baseada na ideia de que um determinado objeto de estudo possui diversas dimensões e facetas que podem ser estudadas e entendidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com