TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neoclassica Da Administração

Ensaios: Teoria Neoclassica Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios para o Estabelecimento de objetivos

Os autores neoclássicos preocupa-se em definir princípios capazes de nortear a fixação de objetivos na qual são compostos por três princípios que são:

Princípios da comunicação total: os objetivos devem ser repassados a toda a organização. Pois todos os níveis devem conhecer e compreender cada qual no seu nível de participação.

Princípios da coerência vertical: o objetivo de um nível organizacional deve ser aquele que a torne mais provável, mas fácil e econômica a realização do objetivo organizacional imediatamente superior.

Principio da coerência horizontal: deve haver harmonia e coerência entre os objetivos dos órgãos situados no mesmo nível. Sendo que um conflito organizacional é típico e o que acostuma ocorrer entre produção e vendas.

Tomada de decisão

Em resumo, o planejamento é um processo que a partir da fixação dos objetivos a serem alcançados, determina a priori o que se deve fazer, quando e de que maneira.

Para tanto, deve-se tomar decisões a respeito de como alcançar os objetivos fixados. Feito esse diagnostico da situação atual e determinados os objetivos alcançados, o planejamento é o caminho entre ambos. Sendo que há varias alternativas diferentes para se fazer esse caminho e é preciso compara-las para escolher a mais adequada. O processo decisorial existe justamente por causa da existência de varias alternativas de caminhos ou de cursos de ação. Portanto, decidir é selecionar e escolher a alternativa mais adequada ou conveniente para uma determinada situação.

O planejamento pode ser considerado um aspecto particular da tomada de decisão, envolvendo algumas características, como:

A) Tomada de decisão antecipatória: o planejamento refere-se a decisão sobre o que fazer e como fazer e como. O planejamento envolve um processo formal que precede a ação, mas pode ser informal.

b) Interconexão das decisões: o planejamento busca conjugar as decisões tomadas nos diversos níveis e áreas de organização, bem como envolver uma decisão ou um conjunto de decisões.

c) Criação de um estado futuro desejável: busca alcançar uma situação futura almejada pela organização.

Portanto a tomada de decisões é o núcleo a responsabilidade administrativa. O processo decisorial precisa basear-se em um ou mais métodos abaixo:

- Experiência passada: é o método mais utilizado para tomada de decisões. Contudo se a situação atual apresenta alguma relação direta com experiência passada.

- Experimentação: é o método alternativo para a tomada de decisão. Exemplo de uma empresa manufatureira testar o mercado para um novo produto e analisar as vendas e aceitação do produto durante uma experiência piloto, para decidir sobre o lançamento daquele produto em larga escala.

- Pesquisa organizacional: é um método que utiliza vários modelos analíticos ou matemáticos.

- Arvore de decisões: é uma espécie de matriz com alternativas de decisões ao longo do processo decisorial. Sua finalidade é projetar os possíveis efeitos sequenciais de uma decisão através de um período de tempo.

Qualquer que seja o método utilizado como base para o processo decisorial, o importante é a predição das consequências possíveis das decisões a serem tomadas, a avaliação e a comparação dessas consequências para que a melhor alternativa possa ser escolhida com rigor.

Princípios de Administração aplicados ao Planejamento

Dois princípios se sobressaem dentre os inúmeros princípios de planejamento:

- Principio da Definição do Objetivo

O Planejamento começa logo após a determinação da ideia do que se pretende realizar ou da fixação do objetivo que se pretende alcançar. É montado em função dessa ideia ou objetivo.

- Princípios de Flexibilidade do Planejamento

O planejamento é permanente e aplicável tanto para atividades que não estejam ainda em funcionamento quanto para as que já estejam funcionando. Deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com