TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria - Para quê?

Por:   •  28/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE

Kátia Regina Barros de Souza

Teoria – Para quê?

PORTO VELHO

2016

Kátia Regina Barros de Souza

Teoria – Para quê?

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

Orientador: Ms. Jonimar da Silva Souza

PORTO VELHO

2016

INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE

_______________________________________________________________

Kátia Regina Barros de Souza

FICHAMENTO

DEMO, Pedro. Teoria – Para quê?  Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. Recife, Vol. 3, n. 2, mai./ago. 2005. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/gestaoorg/index.php/gestao/article/view/139. Acesso em: 28 fev. 2017.

________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR

DEMO, Pedro. É Doutor em Sociologia - Universität Des Saarlandes na Alemanha, 1967-1971, e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA), 1999 - 2000. Professor Titular Aposentado e Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Sociologia, com áreas de atuação sistemáticas em: POLÍTICA SOCIAL (Educação) e METODOLOGIA CIENTÍFICA. Autor de diversos livros.

________________________________________________________________

RESUMO

Ao avaliar as tendências teóricas mais utilizadas no meio acadêmico, pode-se perceber que estão em constante construção e reconstrução. Construção de conhecimento numa nova realidade e reconstrução daquilo que já foi estudado, refutado, elaborado, porém desconstruído com novos estudos e descobertas. O texto teórico é comparado a um tecido cheio de tramas. Para tanto as ideias devem ser organizadas de forma sistemática e lógica, com argumentos convincentes para formação de novas teorias.

Vale ressaltar que mesmo tendo a consciência de teorias prontas, finalistas, o ser humano ainda tem a necessidade de teorizar, de contra argumentar e de questionar, pois é um ser em constante evolução.

O ser humano é dotado de três partes cerebrais que determinam sua existência. O cérebro reptílio é responsável pelo controle vital, comandando respiração, batimentos cardíacos, entre outros e está particularmente voltado para a função de sobrevivência. O cérebro límbico é o responsável pelas emoções, cuidados com a prole até a maturidade, o que causou uma revolução social no caminho evolucionário, diferindo-os dos répteis. Já o neocortex, parte do cérebro que corresponde às funções intelectuais e racionais do ser humano, levando a questionar e a elaborar teorias e posterior desconstrução das mesmas, pois e dotado de inteligência questionadora.

Diante desse contexto verifica-se que a inteligência real humana, na sua intelectualidade, tem a capacidade de prever atitudes comportamentais com base na memória roam, que padroniza traços recorrentes da realidade em que vive. Desta feita há de se perceber que o homem e capaz de prever comportamentos com base na memoria de atitudes/ações recorrentes, prevendo resultados. Importante ressaltar que tais memórias podem ser alteradas ao longo do tempo, o que diferencia os seres humanos dos computadores, sendo este ultimo linear, conforme programação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com