TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Cultura

Por:   •  28/4/2016  •  Dissertação  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO: Adriano da Silva Vieira

RGM: 15516695                                                        

DISCIPLINA: Diversidade Étnico-Cultural

NOME DO TUTOR: Rita Pereira

Através do estudo das teorias antropológicas da cultura, é possível compreender de forma mais abrangente e analítica as manifestações culturais presentes no mundo. Dessa forma, percebemos que as culturas humanas variam no tempo e no espaço em ritmos e modalidades diversas.

Tendo o homem e seu comportamento social em geral como objeto de estudo, a antropologia cultural se mostra uma ciência complexa que ao longo da história sofreu a influência de diversas correntes de pensamento, algumas equivocadas, o que acabou gerando desvantagens para algumas sociedades vistas como inferiores, como é o caso da antropologia evolucionista do Século XIX, a qual privilegiou o chamado Darwinismo Social, que considerava a sociedade europeia da época como o apogeu de um processo evolucionário, sendo os demais povos inferiores ou primitivos. Essa visão buscou justificar a dominação colonial com base em argumentos biológicos.

Um exemplo do darwinismo social foi o nazismo, que apoiava teorias como a hierarquia racial, onde os povos germânicos (chamados de raça nórdica) eram descritos como os mais puros da raça ariana e eram, portanto, vistos como a "raça superior". 

Outra corrente de pensamento foi a Antropologia Difusionista, onde o empréstimo cultural seria um mecanismo indispensável para evolução das culturas. Dessa forma, acreditava-se que as semelhanças e diferenças culturais ocorria em decorrência da tendência humana para copiar e incorporar traços culturais.

 Já a Antropologia Funcionalista é uma corrente de pensamento que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo. Para esta corrente cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade.

Como última corrente de pensamento estudada, temos a Antropologia Estrutural que nasceu na década de 40 com base nos estudos Claude Lévi-Strauss. Suas pesquisas estavam dirigidas aos sentidos profundos das ações humanas, na busca pela essência, encontrando-se com a psicologia, a lógica e a filosofia das sociedades estudadas.

Estudando as correntes de pensamentos citadas e as variações culturais é possível melhor compreender e ampliar nossos conhecimentos a respeito da sociedade na qual estamos inseridos. Com isso, podemos colocar em discursão os limites de nossas próprias atitudes, posições e valores nos diversos espaços sociais a que pertencemos.




...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (334.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com