TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Cultura

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Diversidade Étnico-Cultural

Título da Atividade: AP II – Teorias da Cultura

As principais teorias culturais antropológicas são o Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo, Relativismo e Estruturalismo.

Tais teorias nos ajudam a compreender as diversas formas de manifestação culturais presentes nas diversas sociedades, possibilitando assim aplicar os estudos na melhor compreensão de determinada sociedade. Com isso, políticas públicas podem ser propostas, visando o auxílio e/ou preservação de determinada sociedade.

No âmbito do Evolucionismo, temos a monogeísta, surgida no contexto europeu, que consiste em uma visão na qual o homem primitivo (indígenas, nativos de terras invadidas) deveria se tornar um homem evoluído (europeus). Já na poligenia, há várias formas de evolução, sem, no entanto, uma se sobrepor ou se render a outra, ou seja, uma comunidade indígena seguiria um determinado caminho evolutivo, e uma comunidade europeia, outro.

No Difusionismo, surge a teoria Relativista, estabelecendo que “o mesmo fenômeno tem sentidos variados em cada cultura”.

Já no Funcionalismo, defendia-se que as necessidades culturais eram determinadas pelas necessidades biológicas.

O Relativismo, é considerado o conceito mais importante da antropologia, sendo que sua aplicação tem gerado importantes debates. Um de seus principais teóricos foi Franz Boas, segundo o qual a cultura do homem só poderia ser interpretada na perspectiva da cultura local, rompendo assim com um conceito de cultura geral. Desta forma, normas e valores não devem ser questionados, sendo que o antropólogo em campo deve ter postura de mero coletor e analista de informações.

Por fim, o Estruturalismo defende que “estruturas universais” estariam por trás das ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com