TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorização Do Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Teorização Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de educação a distancia

POLO: Belém - 23201

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 3º SEMESTRE

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICO – METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL II

Antonia de Brito Sampaio- RA: 380125

Kelly Lene Tapajós Conceição- RA: 357424

Marciléia Alencar de Moraes-RA: 366499

Patrícia Liane Tapajós Conceição- RA: 357422

Selma Maria Gonçalves Cruz- RA: 381857

TRABALHO:

RELATORIO REFERENTE A TEORIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

PROFESSOR (AD):

MARIA LAURA SANTOS.

LOCAL: BELEM-PARÁ

2013

INTRODUÇÃO

Vimos que no artigo de Faleiros, uma breve explanação sobre o processo que o serviço social levou para alcançar a sua reconceituação, começa na busca de suas “origens”, que sabemos que vem La da igreja católica, adotando o modo marxista no seu instrumental. Já ai começa a vontade de mudar, então chega o modelo americano de desenvolvimento, mas não condizia com o modo de via latino-americano, aí o movimento de reconceituação surge junto à ditadura, marcado pela vontade de liberdade de um povo sofrido. A história do serviço social e cheia de lutas, não só mente a favor da classe oprimida, mas também por sua luta entre o conservadorismo e a almejado renovação dentro de sua historia.

O Seminário de Araxá

Com base nos documentos de Araxá e Teresópolis, vários artigos e dissertações foram registrados analisados e criticando, idéias, métodos e ate a história do serviço social, aonde vem mostrar a evolução dos vários conceitos e métodos e a evolução do serviço social entre-nos.

Os dois primeiros documentos refletem as idéias e as praticas naquele momento.

O seminário de Araxá refletia sobre suas bases e suas práticas de uma apresentação cientificam, nos montes um processo discursivo essencialmente filosófico trata-se de um modelo conceitual.

A idéia não era procurar um novo serviço social nem configurá-lo, mas partir do que se conhecia, foi procurar esclarecer o seu significado, de responder as perguntas levantadas, criticando-as, onde havia a pratica buscava-se a teoria,ciência de procedimentos metodológicos na documentação do trabalho (falta de embasamento teórico).

Os relatórios do ocasionou estudo e reflexão dos assistentes sociais no âmbito local e regional e sua colocação na realidade brasileira. Surgem Indagações como: qual é o objetivo do serviço social? “Ele e arte ou ciência?”.

No inicio o serviço social nos tempos da caridade foi considerado arte. Por falta de fundamentos filosóficos, não chegaram a uma conclusão e adereçaram em aberto.

Buscaram o serviço social na ciência, por ele não criar conhecimento, não pode ser ciência, ele apenas se utiliza dela. ”Exige, entretanto, como qual quer outra profissão, exige uma habilidade de adquirir conhecimento, por tanto justifica-se o serviço social como uma técnica que sobre adaptações e em conseqüência não garante resultados específicos.

No inicio de sua historia o serviço social obteve a formação de uma imagem assistencialista e o estudo de sua evolução mostra a coincidência das suas origens com programas sociais.

Seus objetivos são: “fazer com que o homem tenha aquilo que o realize, nos aspectos econômicos, sociais, culturais e morais indispensáveis a sua vida como ser racional”.

O seminário de Teresópolis veio para dar continuidade nos estudos iniciados em razão de amplitude, propuseram a redução dos estudos a três itens.

- Fundamentos da metodologia do serviço social.

- Concepção cientifica da pratica do serviço social.

- Aplicação da metodologia do serviço social.

Foi possível a redação de um documento final. Nos Documentos de Teresópolis notou-se uma mudança em relação aos novos termos tornando mais cientifico do que filosófico.

Os documentos de Teresópolis assim contribuíram para levar os profissionais ao estudo mais detalhado e profundo dos métodos e modelos, constatando-se o progresso que os estudos de teorização realizavam a caminho da cientificidade.

O positivismo surge com uma forte influencia dos problemas Assistencionais do pensador “Augusto Conte, o maior de todos os homens pela sua dedicação social”, conforme o texto abrange.

Vindo do período importante na França vem para o Brasil em tempos de abolição com movimentos de republicas um processo social, com tamanha pressão dos ideais posicionistas. O Brasil foi um dos últimos a permitir a abolição. Passa pela monarquia sofrendo todas as suas seqüelas do período no setor social apresentou uma pequena evolução que contribui para a diferença de posições políticas assistenciais com a proteção da mulher e o trabalho dos menores que influenciou fortemente na economia no período entre guerras.

No Brasil continuou a apresentar pensadores e políticos que aderiram ao positivismo real como: Lindolfo Colo político influente que levanta a bandeira da diferença entre outros doutores, políticos seguiram o mesmo rumo.

As idéias de positivismo galgaram outros continentes como a America latina, Turquia, México que se posicionou com forte posicionamento através de organizações sindicais que tomaram corpo no período do declínio da ditadura com a explicitação de idéias e a domação do ploretariado, se agregando a sociedades mais desenvolvidas com apensamentos de conte através das garantias de direito, trabalho e poderão aproveitar os benefícios que a liberdade de expressão permitir.

O positivismo também influi no comportamento religioso da moral e bons costumes, levando a idéia de força teológica entre o céu e o inferno na visão religiosa. Cada profissão dependendo da interpretação real que seus lideres colocaram para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com