TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto julgamento

Resenha: Texto julgamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Texto Injuntivo

Texto injuntivo, também pode ser conhecido como prescritivo é o tipo de texto que leva o leitor a mais que uma simples informação. Instrui o leitor! Não é o texto que argumenta, que narra, que debate, mas que leva o leitor a determinada orientação transformadora. O texto injuntivo-instrucional pode ter o poder de transformar o comportamento do leitor.

Texto Injuntivo é qualquer texto que tenha a finalidade de instruir o leitor (interlocutor). Por esse motivo, sua estrutura se caracteriza por verbos no imperativo: ordenando ou sugerindo.

O Texto injuntivos Têm como objetivo controlar o comportamento do destinatário – são textos que incitam á ação, impõem regras ou fornecem instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos.

Uma propaganda conta ainda com a imagem, o público alvo, a tendência consumista nesta sociedade do ter e pode usa de uma linguagem figurada para interferir, criativa, inusitada, acabando por atrair o consumidor.

Um texto prescritivo pode ser percebido no nosso dia a dia, pois está contextualizado, faz parte de nossas experiências enquanto seres que vivem em sociedade de consumo. Estruturam-se na “ordem” dada, velada ou diretamente e com uma linguagem precisa, enfeitada por imagens e sons, atua de forma a manipular para o consumismo desenfreado e doentio.

Exemplo:

Como fazer Baliza

●Para fazer uma baliza bem feita, o retrovisor deve permitir que você veja o chão e o meio-fio, ou seja, o local a colocar o carro.

●Vire o volante para o lado da baliza e coloque na marcha Ré. Se você for parar o carro a direita, vire o volante para a direita.

●Acelere até que o ponto guia esteja há uns 20 cm da roda traseira.

●Agora é só alinhar o carro. Se necessário, coloque a primeira marcha para que o carro ande um pouco para frente.

●No caso haverá um carro na frente da vaga, alinhe seu carro a ele antes de engatar a ré e seguir o ponto guia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com