TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atps Ciencias Contabeis

Ensaios: Trabalho Atps Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

mundial multiplicou-se, e por isso provocou também a multiplicação da demanda por produtos. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas e aprimoradas diversas formas de se tratarem os custos, tanto para fim de custeio, como para fins de controle e decisão. Dentre elas destacam-se: Custeio por Absorção, Custeio Variável, Custeio Baseadonas Atividades ( ABC; ABM ), Custeio Kaizem, Custeio Meta, Custeio do Ciclo de Vida, Custo Padrão, Custo Estimado etc.

Todas essas maneiras de custear, controlar e analisar custos são importantes. No entanto,no Brasil, um fator relevante que deve ser considerado ao estabelecermos prioridades para o ensino de contabilidade de Custos, é o fato de a legislação do Imposto de Renda aceitar, exclusivamente, o custeio por absorção para fins de apuração de resultados e avaliação dos estoques. O custeio por absorção contém toda a base conceitual para tratamento dos custos dos insumos de produção.

ETAPA 1

Na área de custos, encontramos um conjunto de técnicas e procedimentos que visa, primordialmente, a quantificar os gastos das empresas – sinteticamente apresentados pela contabilidade financeira – por “objetos de custeio” específicos criando condições para o melhor gerenciamento desses gastos. O objeto de custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos á quantificação, à análise e ao controle pela área de custos.

A área de custos define a expressão“gastos”como sendo os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos financeiros incorridos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, vendas, pós-venda, de apoio a essas operações etc.

PASSO 2

• Custos é o dinheiro que sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes. Por exemplo, uma empresa que faz sites pode considerar o salário dos funcionários que desenvolvem os sites como um custo, pois são eles que produzem o que será vendido.

• As despesas são saídas de recursos financeiros (o dinheiro que sai, que é despendido), em oposição às entradas (o dinheiro que entra em caixa). Porém, não constituem gastos que afectem perdas ou ganhos.

• As perdas são gastos imprevistos e que não trazem retorno algum para a empresa. Quando acontecem problemas nos computadores, acidentes de trabalho, produtos vencidos no estoque ou incêndios, por exemplo, sempre há desperdício de dinheiro.

• Custos diretos são aqueles que estão ligados diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Exemplos: matérias-primas usadas na fabricação do produto, mão-de-obra direta e serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

• Custos indiretos é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Exemplos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante, como graxas e lubrificantes. Outros custos indiretos são os que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos.

• Custos fixos são aqueles que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com