TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ciencias Sociais

Dissertações: Trabalho Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Assunto Escolher 2 estados brasileiros (cidade /regiao) e falar com as proprias palavras (grupo) sobre a características: SOCIAL, CULTURAL, RELIGIAO, IDIOMA(SOTAQUE) e se elas são hereditárias ou influenciadas pelo meio.

CIDADE DE BELO HORIZONTE- MINAS GERAIS

A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, e eventos de grande repercussão, como o Festival Creamfields Brasil, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua(FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa. É também nacionalmente conhecida como a "capital nacional do boteco", por existirem mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.

RELIGIÃO.

Tal como a variedade cultural em Belo Horizonte são diversas as manifestações religiosas presentes na cidade. Embora tenha se desenvolvido sobre uma matriz social eminentemente católica, é possível encontrar atualmente na cidade dezenas de denominações protestantes diferentes. A capital mineira está localizada no país mais católico do mundo em números absolutos. A Igreja Católica teve seu estatuto jurídico reconhecido pelo governo federal em outubro de 2009, ainda que o Brasil seja atualmente um estado oficialmente laico.

IDIOMAS ( SOTAQUES)

Lingua predominante é o português, porem o sotaque “mineirez” é o que da a origem a esse sotaque, dificilmente vamos ver um cidadão mineiro falar corretamente o português. E como vem de descendentes esse sotaque geralmente é o que prevalece na família mineira, exceto aqueles que nascem no estado mas vão viver em outro, daí eles acabam perdendo o sotaque.

CULTURAL E CULINARIA

Belo Horizonte é nacionalmente conhecida como a "capital nacional dos botecos". Existem na cidade cerca de 14.000 estabelecimentos, mais baresper capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil. A culinária mineira é uma atração concomitante que acompanha bem as bebidas. Todos os anos, no mês de abril é realizado o festival Comida di buteco, competição anual de bares que serve de pretexto para visitar diversos bares e botecos de BH todas as noite durante um mês em busca dos melhores petiscos ou tira-gostos, como dizem os mineiros. Quarenta dos melhores bares disputam em categorias como higiene, temperatura da cerveja, serviço e principalmente, o melhor tira-gosto. Os vencedores são decididos não só pelos jurados, mas também por votação popular.

Obs: São influenciadas pelo meio, conforme já citei acima, uma pessoa pode nascer em qualquer cidade mineira e não ter o sotaque se não viver lá, ou seja nos acostumamos com as culturas e línguas(sotaque) no meio em que vivemos.

CIDADE DE SALVADOR- BAHIA

Salvador é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica do nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com