TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do 5 Semestre

Artigos Científicos: Trabalho Do 5 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  4.468 Palavras (18 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIENCIAS CONTABEIS

Maria Ivanildes P Bentes

GESTÃO INDUSTRIAL

Santarém

2013

APRESENTAÇÃO

O objetivo desse trabalho era preparar um relatório com informações conceituais e teóricas que fossem úteis aos diretores da empresa Industrial Mardolina S/A. As empresas estão sempre em busca de aumento da lucratividade e redução dos custos produtivos. Este estudo proporciona, portanto, o entendimento do funcionamento desta atividade na empresa. Os resultados apresentados evidenciam a importância do controle das informações relativas ao custo para a eficiência do processo de compras, e permite perceber como a implantação dos modelos pode contribuir na redução dos prazos de entrega dos produtos, redução das despesas relacionadas com estoques, maior eficiência produtiva e melhor atendimento aos clientes.

DESENVOLVIMENTO

1-Qual a importância da Contabilidade industrial na atualidade?

2-O que é Sistema de Acumulação de Custos?

3-Qual a diferença entre Custeio por Absorção e Custeio Variável?

4-Como podemos definir os custos indiretos de fabricação? Por que devemos ratear estes custos?

5- O que são unidade equivalentes de produção? Exemplifique para melhor entendimento

6-Por que no Balanço Patrimonial da empresa constam separados Produtos Acabados de Produtos em Processo? Qual a diferença de ambos para a contabilidade? Como se cehga a estes valores demonstrados no Balanço Patrimonial?

7- Como se forma o Preço de Venda com base nos custos?

8- Quais são os tributos devidos sobre o faturamento mensal pela nossa industria?Estes tributos são de competência da União, dos Estados ou do Município? Os tributos influem na formação do preço de venda? Por quê?

9- O que vem a ser margem de contribuição e ponto de equilíbrio?

10- Um sistema de informação integrado é diferencial na nossa atividade? Onde ele pode nos auxiliar?

11- Como a Contabilidade Gerencial pode interferir nas decisões de preço, rentabilidade do produto e gerenciamento de seu custo?

1-Qual a importância da Contabilidade Industrial na atualidade?

A Contabilidade, certamente é uma das áreas que se encontra em constante mudança motivada pelo crescimento econômico e a globalização.

Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões. Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é compreender a situação da contabilidade atual, tanto prática como teórica e a partir deste ponto, analisar possíveis tendências para o futuro desta profissão tão importante para o desenvolvimento da sociedade. A Metodologia utilizada foi baseada em obras atuais tanto teóricas, quanto práticas, voltadas à contabilidade na globalização e o crescimento econômico, busca atender às necessidades da sociedade, através do controle do patrimônio da entidade. A ciência Contábil procura se adequar às novas necessidades da economia e das empresas. A preocupação dos profissionais em atender e de fornecer dados importantes às decisões são mais presentes do que apenas a prestação de serviços contábeis voltados para área burocrática. A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país.

Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença. A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações.

2- O que é Sistema de Acumulação de Custos?

Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos. Entretanto, apenas cinco são os mais empregados. Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda, a Contabilidade de Custos emprega o Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção. Uma vez que os produtos são específicos e perfeitamente identificados, a preocupação do Sistema é acumular os custos por produto.

Quando a entidade fabrica os produtos de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da Contabilidade de Custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases produtivas e em seguida dividir os custos pela quantidade produzida no processo, durante certo período. Encontramos uma das maiores diferenças entre os dois Sistemas de Acumulação de Custos: enquanto um sistema deseja custear os produtos, o outro deseja custear o procedimento de fabricação de determinado período.

Para as finalidades de controle das operações e dos próprios custos, a Contabilidade de Custos ainda procura identificar os custos por departamento, por setor, por centro, por unidade, enfim por componente operacional. Os custos serão identificados direta ou indiretamente aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com