TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Segundo Semestre

Ensaios: Trabalho Segundo Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é influenciado por varias forças, como competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, que torna o processo de tomada de decisão bastante complexa.

2 DESENVOLVIMENTO

O primeiro que conceituou sobre as funções administrativas Fayol. Pela necessidade de achar a diferenciação entre funções operacionais e de gestão. Fazendo que a administração fosse encarada como uma profissão.

Ainda é feito a analise dessas funções, pois por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações.

O ambiente que era levado em segundo plano tornou-se importante ao longo do tempo. Crises e instabilidade de mercado não deixaram que as empresas permanecessem á margem dessas situações.

As organizações estão inseridas dentro de vários ambientes, que influenciam e que serão influenciados. Tanto no ambiente externo como no ambiente interno.

Ambiente externo são as forças que vem de fora da empresa e que irão interferir na forma na forma que ela se comporta perante o mercado.

Ambiente interno são todos os recursos de dentro da empresa, como: aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos.

“Ao administrador cabe obter recursos internos e administra-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, e aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso” (SILVIA, 2013, p.151).

O patrimônio define-se como um conjunto de bens, direitos e obrigações que são ligados a uma entidade (empresa, organizações, poder publico) que constitui os recursos necessários para a realização de seus objetivos.

Segundo Padoveze (200, p.36) “é o conjunto de riquezas d propriedade de alguém [...]”.

Para Marion (2009) a Contabilidade acompanha o homem há, aproximadamente, 6.000 anos, inicialmente, "contabilizando" produções e provisões para a sobrevivência à vida primitiva, depois, ao uso dos números e da moeda.

Atualmente, esta ciência estuda e controla o patrimônio, seja ele de pessoa física, de empresa ou instituição pública. De natureza social, a Contabilidade utiliza-se de métodos quantitativos - a matemática, a estatística - como sua principal ferramenta, e seu desenvolvimento acompanha o desenvolvimento econômico.

Francisco D’Auria, por sua vez, assim a define:

A ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade.

Já Lopes de Sá (2002, p. 46) afirma: “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos em relação à eficácia funcional das células sociais.” Entenda-se por células sociais os vários tipos de patrimônio. (SÁ, 2002)

E a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.

Para Hanifan, capital social refere-se a:

…às coisas intangíveis [que] são importantes para o cotidiano das pessoas: boa vontade, amizade, solidariedade, interação social entre os indivíduos e as famílias que compõem uma unidade social... Uma pessoa apenas existe socialmente, se deixada a si próprio… Mas se ela entrar em contato com o seu vizinho, e estes com outros vizinhos, haverá uma acumulação de capital social, que pode imediatamente satisfazer suas necessidades sociais e que podem ostentar uma potencialidade social suficiente para a melhoria substancial da comunidade, para as condições de vida de toda a comunidade. A comunidade como um todo se beneficiará pela cooperação de todas as suas partes, enquanto que o indivíduo vai encontrar nas suas associações as vantagens da ajuda, da solidariedade “… bem como seu vizinho no clube.

O capital de terceiros é formado por recursos oriundos de empréstimos e financiamentos. As dívidas da empresa com fornecedores: duplicatas a pagar; com funcionários: salários a pagar; e com o governo: tributos a pagar, também constituem recursos de terceiros à disposição da empresa. Toda entidade, teoricamente, necessita de recursos provenientes de terceiros; inexistente, praticamente, uma que possa dispensá-los em qualquer momento.

A maior parte das causas de fracassos é devida à ausência ou à insuficiência do mercado, à dificuldade de identificar e de responder às consequências de mudanças socioeconômicas. Por esta razão o estudo de mercado é importante. A análise relativa a produtos existentes será diferente daquela referente a um projeto inovador.

No caso de um produto ou serviço novo, devem-se pesquisar diretamente as pessoas ou empresas às quais são dirigidos os produtos ou serviços, para conhecer a sua reação e assim construir as previsões.

Uma vez definido o território, é possível, a partir de dados do censo, identificar as informações que interessam: a população, o número de residências, o número de pessoas por residência, o tipo do morador (proprietário ou locatário), a idade, faixa de renda, etc.

Quando se trata de comércio, a visita aos concorrentes permite estimar visualmente a extensão e a disposição física da atividade, como também observar o comportamento do pessoal e atitude dos clientes, além de recolher informações úteis como: produtos e marcas oferecidos, o leque de preços do varejo, os descontos e abatimentos concedidos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com