TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de ética

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade Supervisionada Ética e Responsabilidade Social

Pesquisa sobre o “Consumo Consciente”

T: 143

Grupo: Vanessa Sampaio

Ilana Ferreira

Luiz Fernando Duarte

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

              1.1 Considerações Gerais          3        

        1.1.1 Justificativa da Pesquisa          3

        1.2 Objetivos do Trabalho          4        

        1.2.2 Motivação para a Realização deste Trabalho          4

2  Consumo Consciente

   2.1 O futuro que nos espera...        ... 5

   2.1.1 Necessidade de consumir x Consumo desordenado...        5

   2.2 Responsabilidade Social        6

   2.2 Sustentabilidade        7

   2.3 Soluções Alternativas        8

3 CONCLUSÕES

  3.1 Conclusões         9

REFERÊNCIAS...        ... 9

Considerações gerais;

_______________________________________________________________

   O consumo consciente é uma coisa muito importante, que move o mundo e a nossa economia junto, podemos lembrar que se consumimos de forma consciente, podemos aumentar as vagas de empregos e assim alavancar com a economia do nosso país, e desde que isso não seja comprido isso acaba se tornando um problema e isso é uma degradação dos valores éticos da sociedade em um modo que pode prejudicar a todos e com isso evitar até mesmo o crescimento da nossa sociedade e do nosso mundo.

  É importante saber que através de atitudes simples quando consumimos, pode se tornar um beneficio muito grande para todos, inclusive a nós mesmo e nossos filhos... etc., trazendo uma melhoria da qualidade de vida, tanto no presente, como no futuro , o que é mais importante para a expectativa de vida da nossa sociedade.

  Seria importante que todos nós, quanto o governo assumisse a educar desde pequeno nossos filhos e sociedade em geral, á consumir de formar consciente, e com isso teremos uma melhora/resultado esperado para o nosso futuro ser melhor a cada dia, e com isso teremos mais qualidade de vida e assim viver mais e melhor a cada geração, e com isso teremos uma sociedade a cada dia mais educada a cultura de consumir consciente.

Justificativa da Pesquisa;

_______________________________________________________________

Abordar o assunto do consumo consciente, ações cotidianas, concretas e voluntárias da sociedade e empresas. Tirando a conclusão se a sociedade e empresas tem responsabilidade social.

Objetivos do Trabalho;

_______________________________________________________________

Os objetivos do nosso grupo foram ter um laboratório em campo do consumo consciente da sociedade, e das empresas, e tirar desta pesquisa, como estamos tratando o assunto de consumir com responsabilidade social, e se realmente estamos consumindo de forma consciente para termos um mundo sustentável, e assim tentar levar a todos e a nós mesmo a pensar em consumir de formar sustentável hoje e sempre.

Motivação para realização deste trabalho;

_______________________________________________________________

A motivação de cada integrante do grupo foi tentar jogar em prática de formar positiva, os assuntos discutidos em sala com a professora e alunos, e com isso fazer uma pesquisa totalmente responsável e produtiva para cada um de nós e assim levar para o nosso cotidiano a nossa aprendizagem tirada nesta pesquisa.

Consumo consciente: O futuro que nos espera

 Necessidade de consumir x Consumo desordenado

Desde o passado é dito que consumir é uma necessidade, porém devemos evitar os impactos para a sociedade e o meio ambiente, se houver impacto que seja positivo. O consumo consciente nada mais é do que tentar diminuir os impactos negativos, de forma que as pessoas tenham uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade do planeta, devemos garantir um equilíbrio entre nossas ações e a natureza. Uma vez consumidos os nossos recursos de forma desordenada e sem permanência, no futuro ficaremos escassos. Estudos comprovam que a sociedade consome cerca de (1,25) terras, ou seja, consumimos mais do que a capacidade do planeta de produzir e renovar recursos naturais.

Um de nossos maiores indícios de que grande parte do nosso país não tem uma visão correta do que é o consumo consciente é o nosso lixo. Há muitas coisas em nosso lixo que valem muito e poderiam ser reaproveitados, durante todo o tempo é possível ver empresas jogando toneladas de lixo que poderiam ser recolhidos, reciclados e reutilizados. Existe também a perda significativa de produtos alimentícios por causa da falta de manutenção de alguns estabelecimentos ou mesmo o cidadão que comprou de mais, tendo em vista que os produtos passam da validade e estragam e a dona de casa que faz comida de mais e acaba não consumindo. Algumas pessoas esquecem que no mundo a falta de comida é constante e que existem pessoas que tiram do lixo a sua comida. Um dos maiores problemas que a sociedade tem, é que parte dela não sabe exatamente o que é definir “consumo”, por exemplo, quando falamos em consumo desordenado, as pessoas pensam nas compras que são desperdiçadas, no arroz que estragou, no biscoito que ninguém comeu e passou da validade, daquele pote de iogurte que sem querer estourou e etc.

Responsabilidade social

Existem empresas que mesmo trabalhando com todos os tipos de matérias recicláveis, levam todo o lixo para incinerar, isso em um futuro próximo pode gerar uma perda significativa de matéria-prima.

Todo o ano o Brasil gasta aproximadamente 18 bilhões de toneladas de lixo que poderiam ser reciclados, por outro lado há empresas que estão ganhando milhões usando parte desse material. De certa forma existem empresários criando microempresas no ramo da reciclagem, são utilizados materiais como o rascunho de papel que o colaborador da empresa Jogou fora, garrafas pets e copos descartáveis entre outros. Há também empresas de grande porte que contribuem direta ou indiretamente, todo o ano o Banco do Brasil doa notas que saíram de circulação, já trituradas para uma das empresas de reciclagem, esse tipo de material passando por todo um processo de reaproveitamento pode se tornar uma nova folha A4, um porta-retratos e até mesmo um livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com