TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho e ciencias

Por:   •  26/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO:

Eletricidade, base para a vida moderna. A necessidade por energia limpa e renovável exige novos conceitos: a hidrogeração é uma fonte de energia limpa, eficiente e com o menor custo benefício.

Pensando em melhorar esses fatores, o projeto aqui apresentado utilizará conhecimentos em usinas hidroelétricos para desenvolver um protótipo que servirá de base para desenvolver e aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula.

Palavras chave: Eletricidade; hélice; corrente marítima; hidroelétrica; energia; limpa; eficiente.

SUMÁRIO

Capítulo I – Introdução 5

Capítulo II – Fundamentação teórica 6

Capítulo 2.1 – Energia das marés 6

Capítulo 2.2 – Vantagens 6

Capítulo 2.3 – Desvantagens 7

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO

A energia cinética tanto das correntes marítimas, quanto das energias das ondas além da energia das marés podem e devem ser usada para a geração de energia limpa e renovável. O nosso país tem quase 7500 km de fronteira marítima e não se utiliza quase nada para a geração de energia.

Com o crescente aumento no consumo de energia elétrica torna cada vez mais a necessidade de procurar novas formas de produção de energia.

Colocando em prática o conhecimento , as instruções obtidas em sala de aula e pesquisas realizadas pelo grupo, o projeto aqui apresentado, aborda também o funcionamento das turbinas geradora de energia, correntes marítimas, retratando o funcionamento do conjunto e de cada componente.

Além de ser necessário saber empregar o conhecimento teórico, como citado acima, este projeto desafia o aluno a identificar o melhor método a ser usado para o desenvolvimento, e a buscar conhecimento extra, tendo como exemplo uma usina já existente e sua forma de transformação de energia.

Em suma o projeto busca a criação de energia renovável alternativa, limpa e eficiente de baixo custo visando a sua autonomia e baixa manunteção.

CAPÍTULO II - FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 Energia das Marés o que é?

Tambem conhecida como energia maremotriz, a energia das marés é aquela gerada a partir do potencial energético contido no fluxo das marés. É uma fonte de energia renovável, limpa e alternativa.

A geração de energia no oceano é possível pois existe desníveis no solo abaixo da água. Instalando barragens e um sistema de geradores é possível gera energia elétrica. A água é represada durante o período da maré alta no reservatório instalado no oceano geralmente próximo do litoral. No período de maré baixa a água sai e movimenta as turbinas. Um sistema de conversão possibilita a geração de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com