TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transexualismo E O Psicanalista

Exames: Transexualismo E O Psicanalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  280 Visualizações

A demanda transexual na cena hospitalar: O lugar do psicanalista

Resumo:

Este artigo apresenta as vicissitudes do lugar do psicanalista no campo das decisões médicas, mais especificamente entre a psicanalise e os protocolos que emanam das novas ofertas tecnológicas antes so presentes nas clinicas particulares e que cada vez mais são tratadas como saúde publica. Esses aspectos se não forem pensados tendem a um extravio do lugar do psicanalista em direção ás indicações protocolares, o que possivelmente contribuiria para a interrupção do que poderia se tornar um trabalho analítico.

Há atos que põem em risco a vida, e a clinica tenta cada vez mais responder a esses novos sintomas que na maioria das vezes coloca o sujeito com este risco. As assim chamadas novas demandas clinicas em que as alterações do corpo ai se apresentam, são novas, não por sua fenomenologia, senão pela grande incidência na contemporaneidade. São sintomas, não porquqe sejam metafóricos, portadores de sentido, senão porque são eles os que demandam intervenções clinicas na atualidade.

Todo sujeito que deseja ser um transexual vede ser submeter ao acompanhamento multidisciplinar com um psicanalista por no mínimo dois anos ou ate que esteja suficiente bom para retomar a vida normal. Embora a experiência transexual revele que a identidade não é determinada pelo corpo, diante da falta de critérios, é a alteração que vai servir de base para a decisão e analise das consequências desta modificação para o campo do Direito.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com