TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transexualismo

Relatório de pesquisa: Transexualismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A sexualidade é um tema complexo, e infelizmente muito mal trabalhado no sentido de uma educação social, a questão do transexualismo para a sociedade é um dos assunstos mais polêmicos que se discute na atualidade, que além de polêmica e discordância gera também preconceito e discriminação.

No complexo de conceitos científicos e do senso comum, encontram-se os transexuais - minoria vulnerável estigmatizada e submetida aos diversos preconceitos e discriminação social. Mas quem, e o que são os transexuais? Por que se agrupam em comunidade? E como esta comunidade é percebida pela comunidade científica e pela sociedade em geral? De que forma, psicólogos atuam frente a estes grupos de forma a promoverem o seu bem estar e inclusão social?

Ao longo deste trabalho estas questões serão trabalhadas de forma provocativa e exlicativa, uma vez que o propósito maior deste trabalho é promover a discussão sobre o tema, de forma a incluí-la nos fóruns de reflexões tanto acadêmicas quanto sociais.

Devido às condições de vulnerabilidade comum das quais se encontram, estes seres humanos subumanizados reúnem-se em comunidade como forma de sobreviver e lutar por cidadania. Assim Associações e Ongs são formadas por seus comuns, como forma de, unidos tornaram-se mais fortes.

Estes grupos encontram apóio de assistentes sociais e psicólogos, como forma de prover suas múltiplas necessidades. Estas partem desde os direitos civis, como o de ir e vir; sociais, como o de moradia, emprego, saúde até a resolução de conflitos psicológicos gerados e agravados pela condição existencial a que estão submetidos.

Por meio deste nos propomos a estudar, o que realmente leva essas pessoas a quererem "trocar" de sexo, quais os efeitos dessa escolha, como lidar com com a mudança no corpo, como aprender a lidar com a aversão das outras pessoas diante da sua escolha, como ter a certeza de estar fazendo a escolha certa, lidar com a questão da existência do "arrependimento" da cirurgia, a importância do acompanhamento psicológico pré e pós-cirúrgico, identificar os principais conflitos e dificuldades existentes encontrados pelos mesmos como estas são trabalhadas a partir da ciência e da seara jurídica.

Desenvolvimento

Transexualismo - s.m. (De transexual + suf. ismo) Sensação de inadequação de alguém, e relação ao sexo de que é portador, acompanhada pela vontade de uma intervenção cirúrgica, visando a transformação sexual das características genitais externas. (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea)

O que é?

Na década de 50, após as primeiras experiências cirúrgicas de mudança de sexo através da retirada do pênis, que surgiu o conceito de “transexualismo”, formulado pelo conceituado médico norte-americano Harry Benjamin para designar um distúrbio relativo à identidade sexual. A expressão “transexual” surgiu para designar indivíduos que, biologicamente normais, se encontravam inconformados com seu sexo e queriam a sua troca, apesar de possuírem aparelhos genitais em estado perfeito (FRIGNET, 2002).

O que a maioria das pessoas não sabe, é que o transexual difere do homossexual, do bissexual e do travesti; sim isso mesmo, o transexual não é travesti, a psiquiatria denomina o transexualismo como transtornos de personalidade da identidade sexual, definindo-o como "um desejo de viver e ser aceito enquanto pessoa do sexo oposto”.

Este desejo se acompanha em geral, de um sentimento de mal-estar ou de inadaptação por referência a seu próprio sexo anatômico e do desejo de submeter-se a uma intervenção cirúrgica ou a um tratamento hormonal a fim de tornar seu corpo compatível com o seu sexo psicológico, ou seja, o transexual não aceita o sexo que tem, ele se vê como se fosse do sexo oposto. A transexualidade já se trata com terapias e tratamentos adequados especificamente a cada pessoa que deseja transcender.

Que problemas tem uma pessoa transexual?A sociedade tem dificuldade em aceitar as pessoas consideradas "diferentes" e por esta razão muitas pessoas transexuais são infelizes porque se isolam e vivem a vida contrariando a sua verdadeira natureza. As pessoas transexuais têm também muita dificuldade em conseguir trabalho digno apesar de terem as mesmas capacidades que qualquer outra pessoa.

Quem são os transexuais?

Um homem que sempre se sentiu afeminado e com a mente mais femininas do que masculinas e que sente em si uma mulher, assim sendo um "transexual feminino"( É o homem que se sente mulher, com natureza feminina e quer ser mulher)

Uma mulher que sente dentro de si um homem, mesmo no comportamento diário e que sente atracção por pessoas do mesmo sexo, ou seja é um ser "transexual masculino” ( a mulher que se sente homem, com natureza de homem e quer ser homem)

Quando é que a pessoa descobre que é transexual? Na maioria dos casos – tanto em homens como em mulheres – aparecem sintomas de transexualidade logo após a puberdade, altura em que também começam a despontar os primeiros sinais de interesse sexual. Quanto mais jovem se descobrir que a pessoa é transgene, melhores serão os resultados do apoio que receber.

E o que se deve fazer quando se descobre que a pessoa é transexual? Existem médicos especialistas que dão apoio psicológico, fazem terapia, tratamentos com medicamentos próprios e cirurgias adequadas.

Na sociedade ocidental as cirurgias de redesignação sexual são recentes:

1971 - A primeira cirurgia de readequação sexual é realizada em São Paulo pelo médico Roberto Farina.

1997 - O Conselho Federal de Medicina regulamenta a realização de cirurgias experimentais de mudança de sexo em hospitais universitários no Brasil.

2008 - O governo brasileiro decide finalmente oficializar as cirurgias de redesignação sexuais, implantando o "Processo Transexualizador" através de seu órgão da saúde, o Sistema Único de Saúde - SUS.

O processo de mudança de sexo é regido pela Portaria Nº 1.707, de agosto de 2008. O documento prevé a realização do procedimento pelo SUS.

Qualquer cidadão que procure o sistema de saúde público, apresentando a queixa de incompatibilidade entre o sexo anatômico e o sentimento de pertencimento ao sexo oposto ao do nascimento, tem o direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura o direito ao uso do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com