TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.079 Palavras (17 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 17

                                                 [pic 1]               

                 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – SOROCABA

CURSO SERVIÇO SOCIAL – 6º Semestre

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Ana MariaTossato – RA: 4702889063

Janete Aparecida TossatoVarella – RA: 4542879417

Marcia Sanches – RA: 3826690242

Tatiana Moraes dos Santos – RA: 3826690203

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TUTORA EAD:

MARIA CLOTILDE BASTOS

SOROCABA

 19 de Setembro de 2014



Sumário

Introdução.............................................................................................................................   03

Parte 1

1.1.  Quadro-síntese sobre as principais definições de Política Pública.................................  04
1.2.  Estudo de caso em Política Pública: Principais características........................................ 05
1.3.  A importância das Políticas Públicas............................................................................... 07


Parte 2
2.1.
  Quadro-síntese sobre Indicadores Sociais......................................................................  08
2.2.  A relação entre Indicadores e Políticas Sociais..............................................................  09

Parte 3
3.1.
 Indicador Social estudado: Breve Histórico.....................................................................  10
3.2. Indicador Social estudado: Informações..........................................................................  11


Parte 4
4.1.
 Política Pública formulada...............................................................................................  12

4.2. Atuação do profissional em Serviço Social.....................................................................  13

Considerações Finais.............................................................................................................  14

Bibliografia............................................................................................................................. 15

Introdução

Neste estudo busca-se o propósito de formular uma Política Pública através de estudo dos dados de Indicadores Sociais obtidos junto a ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para tanto se fará uma breve reflexão sobre Política Pública, estudo de casos a esta relativos destacando a sua importância. Ainda, baseado nos Indicadores Sociais, tendo como referência os dados levantados pelo IBGE para o ano de 2010  se fará a relação entre Indicadores  Sociais e Política Pública  entendendo a  importância deste  instrumento para a formulação destas políticas de forma que atendam a demanda de determinado serviço ou região, onde se permite transformar tais dados em  informações que possam contribuir para formular ações práticas do exercício do Assistente Social, para tentar uma mobilização positiva almejando a minimização das problemáticas encontradas, a transformação desta realidade.

Parte 1  

Segundo RUA (2012),  a principal característica das sociedades modernas é a diferenciação social, isto quer dizer que os indivíduos que as constituem   não apenas possuem qualidades próprias e inerentes, como também  possuem idéias, valores, interesses e anseios distintos e exercem papéis diversos no decorrer da sua existência, transformando a vida social em algo complexo e frequentemente conflituoso. Para que o limite seja estabelecido, ressalta RUA (2012) existem dois caminhos: a coerção pura e simples e a política. Já que o uso da coerção causa um impacto reduzido e custo elevado, a opção é a política.

O que é a política? Para SCHMITTER: política é a resolução pacífica de conflitos. Para Rua é possível delimitar um pouco mais “a política consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos”.

O que são políticas públicas? Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.

Exemplos de Políticas Públicas: A educação e a saúde no Brasil são direitos universais de todos os brasileiros. Assim, para assegurá-los e promovê-los estão instituídas pela própria Constituição Federal as políticas públicas de educação e saúde.

Segundo SOUZA (2006), não existe uma única, nem melhor, definição sobre o que seja política pública. (...) uma teoria geral da política pública implica a busca de sintetizar teorias construídas no campo da sociologia, da ciência política e da economia.

  1. Quadro-síntese sobre as principais definições de Política Pública

AUTOR/ANO

DEFINIÇÃO

FONTE

RUA, Maria das Graças (2012).

São outputs, resultantes das atividades política: Compreendem o conjunto das decisões e ações relativas à alocação imperativa de valores.
É o fato de que são decisões e ações revestidas da autoridade soberana do poder público.

RUA, Maria das Graças. Análise de Políticas Públicas: conceitos básicos.

BACELAR, Tânia (2012)

Voltadas para promover o crescimento econômico, acelerando o processo de industrialização. Estado brasileiro (1920-1980) caráter desenvolvimentista, conservador, centralizador e autoritário.  .

BACELAR, Tânia. As políticas públicas no Brasil: heranças, tendências e desafios.

DYE, Thomas D. (1984)

“O que o governo escolhe fazer ou não fazer”.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. 2006.

LASWELLLaswell, H.D. (1936/1958)

Decisões e análises sobre política pública implicam responder às seguintes

questões: quem ganha o quê, por que e que diferença faz.

SOUZA, Celina (2006)

Campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, “colocar o governo em ação” e/ou analisar essa ação (variável independente) e, quando necessário, propor mudanças no rumo ou curso dessas ações (variável dependente).

1.2.  Estudo de caso em Política Pública: Principais características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (64.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com