TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento da informação e indicadores sociais

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.316 Palavras (18 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 18

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito a utilização dos indicadores sociais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na proposição de alternativas de intervenção no campo social. A realidade social será analisada por meio de indicadores como educação, saúde, renda, trabalho e mobilidade social, por exemplo, através destas informações poderemos relacionar a realidade como contexto de atuação e intervenção.

A partir de indicadores sociais divulgados pelo IBGE para o ano de 2010, formulamos uma análise sobre a construção da política publica a partir dos indicadores sociais. Também foi feita a analise do município de Itaquirai, que serviu de base para a análise de indicadores sociais, onde indicamos qual o seu IDH e as características gerais do local, como população, aspectos geográficos, renda, atividade econômica, responsabilidade social e educação.

2. ETAPA 1 – PASSO 1

Política pública é pensar o Estado e o Governo em ação, ou seja, são todas as atividades que partem do estado e a forma que isso é executado pelo governo. Podemos dividir essa definição em uma divisão mais política e uma mais administrativa. A definição política, políticas publicas dentro da democracia é sempre um processo decisório que vai envolver conflitos de interesse. Vamos pensar na sociedade, a sociedade é composta por diversos grupos, segmentos políticos, cada um com as suas ideias as suas ideologias, suas visões de mundo. Esses grupos estão a todo o momento debatendo como que o estado e o governo devem agir então essa é a primeira noção. Política Pública como conflito de interesse e o conceito que deriva disso é política publica então é aquilo que o governo decide ou não fazer, definindo quem ganha, porque ganha, ou seja, é extremamente importante para o cidadão.

A definição mais administrativa é a política publica como um conjunto de projetos, de programas e de atividades governamentais. Então quando pensamos em algum programa da prefeitura que está beneficiando o nosso bairro, por exemplo, é uma política pública.

Quando tem aquela política econômica do governo federal que está trazendo mais empregos pra uma determinada região, também é uma política publica. Essa então é outra idéia de política publica. Uma vez que foi tomada uma decisão o governo vai transformar aquela decisão em um programa, um projeto, uma atividade, que vai entrar em execução.

É importante também dizer que esse conceito de política publica é muito amplo. Então há uma diferença entre política de Estado e política de governo; a política de estado é aquela que independente de qual seja o governo, o governante, aquilo terá que ser feito. Geralmente está presente dentro de um aspecto de um aparato jurídico legal, por exemplo, a constituição e aquilo vão ter que ser realizado de qualquer maneira.

Já a política de governo vai depender da alternância de poder, cada governo tem o seu projeto e durante aquele período vai transformar aquelas idéias em políticas publicas que vai ser executada ao longo de um tempo, isso é política do governo. Muitas vezes boas políticas de governo, na medida em que elas têm continuidade de um governo pra outro, elas se transformam em política de estado. Política de estado geralmente está presente nas leis. Pode-se dizer então que hoje as políticas públicas vão envolver o primeiro setor, que é o estado e o governo, o segundo setor que é a iniciativa privada e o terceiro setor que são as diversas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos como, as organizações não governamentais, entidades filantrópicas, associações de bairro, etc.

O Brasil tem uma tradição muito forte do século XX que foi uma tradição autoritária, o período da ditadura, e dentro dessa tradição se tinha um modelo muito centralizador de gestão pública, então a idéia que as pessoas tinham é que era uma coisa só do governo, que elas não precisariam participar que já elegeram os governantes e agora os governantes vão tomar suas decisões. Pelo contrário hoje a noção de políticas públicas é a noção de uma construção coletiva entre o estado e a sociedade. Percebem-se então alguns desafios para as políticas públicas. O primeiro desafio é a desigualdade, a necessidade de se ter políticas públicas pra gerar uma maior equidade na área social dentro do Brasil. O segundo grande desafio, é que essas políticas públicas alcancem cada vez mais, o maior número de pessoas, até porque se trabalha dentro de uma tradição da universalização desses direitos sociais, a educação precisa chegar pra todos, a saúde precisa chegar pra todos, dentre outros desafios.

2.1.PASSO 2

Sonhos realizados, estabilidade financeira, tempo livre e netos para brincar. Olhando assim a terceira idade parece ser a melhor fase da vida, mas nem sempre é assim. No Brasil mais da metade da população com mais de 60 anos depende do serviço público de saúde, da aposentadoria do INSS e muitos ainda são vitimas da violência domestica. Isso sem falar nas dificuldades de acessibilidade nas nossas cidades. Como o poder público trata o idoso? Essa é a população que mais cresce no Brasil, hoje eles já são mais de 20 milhões.

Até 2025 o Brasil deve se tornar o sexto pais do mundo com o maior número de pessoas idosas, segundo a organização mundial da saúde. Hoje nós enxergamos a saúde do idoso de uma forma diferente do que enxergávamos há um tempo. Hoje temos diversas ações em prol da saúde do idoso, hoje não se pensa tanto em quanto tempo nós vamos viver hoje se pensa como nós iremos viver. Devido à longetividade de vida ter aumentado muito, consequentemente o numero de pessoas com doenças como pressão alta, diabetes, osteoporose também aumentou. Não que essas doenças venham com a idade, mas o organismo do idoso é mais vulnerável a essas doenças. Hoje em dia temos vários direitos que ajudam o idoso, como o direito a aposentaria, tem direito a saúde. Ainda há muitos avanços e muitas conquistas que devemos esperar e buscar realizar. Mas hoje o idoso tem uma condição de vida muito melhor, devido a isso o número de idosos só vem aumentando pois a vida acaba durando mais do que a faixa etária de antigamente. Graças a algumas das políticas publicas o idoso consegue ter seu espaço, embora ainda não seja o suficiente. Ele consegue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com