TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e desenvolvimento de pessoal

Projeto de pesquisa: Treinamento e desenvolvimento de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.698 Palavras (19 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

Curso de Administração

TRABALHO DE CURSO I

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Adriana da Silva Monteiro

Aline Figueira Aragão

Michelle de Paula da Silva

Renan Dias Simões

Sérgio Luiz Borges Pedroza

Tutor: Prof. Ismael Garcia Estrada

Duque de Caxias

2013

Adriana da Silva Monteiro

Aline Figueira Aragão

Michelle de Paula da Silva

Renan Dias Simões

Sérgio Luiz Borges Pedroza

TRABALHO DE CURSO I

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Trabalho apresentado à disciplina de

Trabalho de Curso I do curso de

Administração da Unigranrio como

requisito para aprovação da mesma.

Duque de Caxias

2013

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................4

2 INTRODUÇÃO 4

3 OBJETIVOS 6

3.1 Objetivo Geral 6

3.2 Objetivos Específicos 6

4 REVISÃO TEÓRICA 7

4.1 O Setor de Recursos Humanos e sua Atuação Estratégica 7

4.2 O Treinamento e o Desenvolvimento como Processos da Gestão de Pessoas .9

4.3 As Contribuições do Treinamento e do Desenvolvimento para a Redução da Rotatividade (ou Turnover) e do Absenteísmo na Organização 13

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

BIBLIOGRAFIA 17

1 JUSTIFICATIVA

Gerir pessoas não é tarefa fácil, considerando que os comportamentos e reações são particulares a cada indivíduo, que pode possuir, para a sua vida, planos já pré-determinados, com metas e objetivos peculiares a cada situação vivida. A Gestão de Pessoas, também conhecida por Administração de Recursos Humanos (ARH), constitui-se no processo em que se subdivide os Recursos Humanos dentro de uma divisão macro do que seriam os recursos empresariais.

Por sua vez, a ARH também se subdivide em outros processos básicos, dentre os quais está o Processo de Desenvolver Pessoas, que engloba o Treinamento, o Desenvolvimento e a Aprendizagem. Nesse estudo, o objetivo geral é delinear aspectos gerais do Treinamento e Desenvolvimento, analisando a sua implementação e manutenção em uma empresa.

Palavras-chave utilizada para realizar a pesquisa: Gestão de Pessoas; Processos de Desenvolver Pessoas; Treinamento e Desenvolvimento.

2 INTRODUÇÃO

O ambiente econômico atual exerce pressão para a melhoria da qualidade dos processos empresariais, que só se tornará possível com bons funcionários.

E este, talvez, seja o maior desafio enfrentado pelo empresário contemporâneo: encontrar profissionais habilitados a exercerem as atividades que lhes serão propostas, com excelência e foco na qualidade total, em prol dos objetivos e metas propostas pela organização. Neste cenário, faz-se necessária a presença de um processo voltado para a Gestão de Pessoas.

A Gestão de Pessoas, também conhecida por Administração de Recursos Humanos (ARH), constitui-se no processo em que se subdivide os Recursos Humanos dentro de uma divisão macro do que seriam os recursos empresariais (MARTINS; ASSAF NETO, 1985).

Cenzo e Robbins (1996, apud CHIAVENATO, 2004) identificam a relação da Gestão de Pessoas ou ARH com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados. Neste estudo, porém, serão considerados apenas os processos relacionados ao Treinamento e ao Desenvolvimento.

Acerca das aproximações e distanciamento dos termos, cite-se Chiavenato (2004), que leciona que, embora os seus métodos sejam similares para afetar a aprendizagem (outro processo menor do grande processo de Gestão de Pessoas “Desenvolver Pessoas”), a sua perspectiva de tempo é diferente; enquanto o treinamento é orientado para o presente, focando o cargo atual e buscando melhoria das habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo, o desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados futuramente na organização, bem como as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.

Entretanto, e, nesta oportunidade, citando Vargas (1996), seja a curto ou a longo prazo, o que se tem é que treinamento e desenvolvimento são aquisições sistemáticas de conhecimentos capazes de provocar uma mudança na maneira de ser e de pensar do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com