TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Por:   •  8/4/2013  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 9

Ensino da Natação

Não tem um numero certo de alunos por turma, se tem muitos iniciantes quanto menor a turma melhor. Sendo iniciantes tem que se ter piscina rasa onde pode acomodar a todos sem nenhum risco, assim pode utilizar o auxilio de matérias artificiais para a melhor segurança do aluno.

Quando se tem uma turma mista com iniciantes e já nadadores de vários níveis pode alcançar a marca de ate 25 alunos sem nenhum problema se foi tudo planejado adequadamente, com materiais necessários para a piscina (raias, flutuadores e objetos que submergem), assim podendo atender a todos os alunos.

Para todos os alunos iniciantes ou nadadores a frequência as aulas e extremamente importante para a qualificação mais rápida.

A piscina tem que ter a largura, tamanho e profundidade de acordo com a necessidade dos seus alunos, para iniciantes (criança) e necessário uma piscina rasa (450 mm - 600 mm), que seria o ideal e tendo também um espaço para brincadeiras e experimentos. Para iniciantes maiores e necessários certa profundidade para que eles consigam nadar sem nenhum problema mais também que consigam ficar com os pés apoiados no fundo da piscina. E para aqueles que já são nadadores que estão no estagio do aperfeiçoamento e preciso de espaço junto com profundidade para serem realizadas as saídas sobre o bloco, viradas olímpicas entre outras habilidades.

A divisão da piscina com raias e extremamente importante pois e possível que os nadadores se aperfeiçoem e os iniciantes aprendam e se sintam seguros na área demarcada (rasa). As raias devem estar em perfeitas condições pois são muito importante porque quando os nadadores se canção se afligem ou ate mesmo outra coisa e o primeiro lugar que o aluno vai se agarrar para se sentir seguro.

Um quadro-negro pode ser muito útil para passar informações, programação da aula, isso principalmente quando a aula e em grupo, enquanto o professor explica a um grupo o outro pode dar continuidade olhando as informações no quadro. E interessante também ter um quadro que mostre diversas atividades, por exemplo, de salvamento, sequencia de movimentos dos estilos, isso pode ajudar muito um professor a hora de dar uma explicação.

Servem para dividir a piscina de aprendizagem, pode ser utilizada na retirada de um nadador com dificuldade sendo puxado para fora da piscina pela raia e uma segurança tanto para aluno como para o professor.

Vara longa e curta pode ser usada no ensino mais e mais utilizada na segurança, por exemplo, na retirada de um aluno da piscina.

E muito comum esse tipo de material durante as aulas como flutuadores, boias, pranchinhas entre outros. Todos os materias tem suas vantagens e desvantagens, mais muitas vezes e muito útil para aprendizes.

Algumas vantagens desses materiais e que dão segurança ao aluno sem ele ter que ter medo de afundar e se afogar, para as crianças e ultrapassar para o lado da piscina que e mais fundo que a própria altura com segurança, os alunos podem descansar ou interromper sua atividade e mesmo assim não afundar e permanecer flutuando.

As desvantagens de alguns desses materiais e que podem causar acidentes se usado de forma incorreta, crianças podem furar a boia com mordidas e causar acidentes, e os alunos podem se tornas totalmente independente desse tipo de material para a pratica da natação.

Uma boa relação entre o professor e o aluno e a base para o aprendizado ser legal, produtivo e que o aluno sempre queira voltar.

O professor tem que sempre tentar lembrar da ultima aula de como foi cada aluno para das continuidade. Tem que ser firme e decisivo com suas decisões, sem ser grosso, observar a turma sempre, ter um senso de humor amável ajuda muito no ambiente porque a aula tem que ser extremamente legal e agradável para todos da turma.

O grupo de alunos tem que sempre esta em contato visual com o professor, assim o professor pode dar demonstrações e falar com o grupo e todos entendam.

A posição do professor depende do tamanho do grupo de alunos, um grupo pequeno pode ser observado da lateral acima dos alunos, um grupo grande o professor deve permanecer do lado oposto aos alunos.

Quando os alunos são iniciantes nunca de as costas para o grupo e mantiver-se-se sempre em pé para que todos possam escutar as dicas e tenha uma ótima realização do exercício. O professor deve sempre demonstrar o exercício em pé com o tronco “apoiado” na água.

O professor deve se dirigir ao grupo de alunos, e dar as instruções lenta e claramente para que todos possam entender o que se pede não dar muitas informações ao mesmo tempo e essencial então tem que ser curta, especifica e simples a informação.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com