TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 9

Ensino da Natação

Não tem um numero certo de alunos por turma, se tem muitos iniciantes quanto menor a turma melhor. Sendo iniciantes tem que se ter piscina rasa onde pode acomodar a todos sem nenhum risco, assim pode utilizar o auxilio de matérias artificiais para a melhor segurança do aluno.

Quando se tem uma turma mista com iniciantes e já nadadores de vários níveis pode alcançar a marca de ate 25 alunos sem nenhum problema se foi tudo planejado adequadamente, com materiais necessários para a piscina (raias, flutuadores e objetos que submergem), assim podendo atender a todos os alunos.

Para todos os alunos iniciantes ou nadadores a frequência as aulas e extremamente importante para a qualificação mais rápida.

A piscina tem que ter a largura, tamanho e profundidade de acordo com a necessidade dos seus alunos, para iniciantes (criança) e necessário uma piscina rasa (450 mm - 600 mm), que seria o ideal e tendo também um espaço para brincadeiras e experimentos. Para iniciantes maiores e necessários certa profundidade para que eles consigam nadar sem nenhum problema mais também que consigam ficar com os pés apoiados no fundo da piscina. E para aqueles que já são nadadores que estão no estagio do aperfeiçoamento e preciso de espaço junto com profundidade para serem realizadas as saídas sobre o bloco, viradas olímpicas entre outras habilidades.

A divisão da piscina com raias e extremamente importante pois e possível que os nadadores se aperfeiçoem e os iniciantes aprendam e se sintam seguros na área demarcada (rasa). As raias devem estar em perfeitas condições pois são muito importante porque quando os nadadores se canção se afligem ou ate mesmo outra coisa e o primeiro lugar que o aluno vai se agarrar para se sentir seguro.

Um quadro-negro pode ser muito útil para passar informações, programação da aula, isso principalmente quando a aula e em grupo, enquanto o professor explica a um grupo o outro pode dar continuidade olhando as informações no quadro. E interessante também ter um quadro que mostre diversas atividades, por exemplo, de salvamento, sequencia de movimentos dos estilos, isso pode ajudar muito um professor a hora de dar uma explicação.

Servem para dividir a piscina de aprendizagem, pode ser utilizada na retirada de um nadador com dificuldade sendo puxado para fora da piscina pela raia e uma segurança tanto para aluno como para o professor.

Vara longa e curta pode ser usada no ensino mais e mais utilizada na segurança, por exemplo, na retirada de um aluno da piscina.

E muito comum esse tipo de material durante as aulas como flutuadores, boias, pranchinhas entre outros. Todos os materias tem suas vantagens e desvantagens, mais muitas vezes e muito útil para aprendizes.

Algumas vantagens desses materiais e que dão segurança ao aluno sem ele ter que ter medo de afundar e se afogar, para as crianças e ultrapassar para o lado da piscina que e mais fundo que a própria altura com segurança, os alunos podem descansar ou interromper sua atividade e mesmo assim não afundar e permanecer flutuando.

As desvantagens de alguns desses materiais e que podem causar acidentes se usado de forma incorreta, crianças podem furar a boia com mordidas e causar acidentes, e os alunos podem se tornas totalmente independente desse tipo de material para a pratica da natação.

Uma boa relação entre o professor e o aluno e a base para o aprendizado ser legal, produtivo e que o aluno sempre queira voltar.

O professor tem que sempre tentar lembrar da ultima aula de como foi cada aluno para das continuidade. Tem que ser firme e decisivo com suas decisões, sem ser grosso, observar a turma sempre, ter um senso de humor amável ajuda muito no ambiente porque a aula tem que ser extremamente legal e agradável para todos da turma.

O grupo de alunos tem que sempre esta em contato visual com o professor, assim o professor pode dar demonstrações e falar com o grupo e todos entendam.

A posição do professor depende do tamanho do grupo de alunos, um grupo pequeno pode ser observado da lateral acima dos alunos, um grupo grande o professor deve permanecer do lado oposto aos alunos.

Quando os alunos são iniciantes nunca de as costas para o grupo e mantiver-se-se sempre em pé para que todos possam escutar as dicas e tenha uma ótima realização do exercício. O professor deve sempre demonstrar o exercício em pé com o tronco “apoiado” na água.

O professor deve se dirigir ao grupo de alunos, e dar as instruções lenta e claramente para que todos possam entender o que se pede não dar muitas informações ao mesmo tempo e essencial então tem que ser curta, especifica e simples a informação.

As aulas devem ser planejadas delicadamente para cada tipo de grupo se for de iniciantes ou nadadores, meninos e meninas juntos e o tamanho do grupo , isso tudo conta na hora de planejar as aulas.

Analisar a forma em que esta sendo executado o estilo e prioritário assim podendo parar o exercício e aplicar a correção necessária. Análise sempre a posição do corpo tanto sempre com o corpo estendido horizontalmente sobre a água, a ação das pernas que devem estar sempre em movimento de acordo com cada estilo, ação dos braços que deve sempre dar propulsão para frente, e a respiração sendo feita de forma correta as penas não iram afundar, Coordenação motora e sem duvida muito importante, pois movimentos de pernas braços e respiração devem estar em completa harmonia.

Quando uma turma e nova e provável que os alunos nunca tiveram contato com um interior de uma piscina ou uma extensão de água tão grande, crianças podem se assustar então se for explicado o que e a parte rasa e a parte funda, citando o tamanho de ambas e um modo bem seguro, pois vai colocar limites de não ultrapassar a sua área de limite.

Em volta da piscina existe um piso que pode se tornar um alvo muito fácil para acidentes se correrem em torno na piscina.

Um dos materiais indispensável pelo professor e o apito, pois quando o professor utiliza-lo os alunos saberá que devem ficar de pé, voltar a borda da piscina para prestarem atenção ao professor.

O uso de objetos nos braços e nas mãos podem ser altamente perigoso dentro da piscina pois pode ocorrer contato físico e cortar o colega.As unhas grandes também podem causar cortes a pele na maioria das vezes não e nada grave mais se atingir aos olhos do colega pode ser letal.

Evitar brigas entre os meninos da turma e muito importante pois a piscina e as aulas de natação não servem para isso, e também valem para as meninas.

Balas, chicletes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com