TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MUNDO EM MUDANÇA

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

UM MUNDO EM MUDANÇA

Escrito a partir do texto de Peter Singer

Aluna: Roberta Aryane Rodrigues

Globalização seria a palavra ideal para definirmos as mudanças no mundo, essa característica tão latente de transpor barreiras econômicas e imigratórias entre os países tem por responsáveis os avanços tecnológicos. Um dos pontos fortes para a transformação global foi o enfraquecimento da soberania do Estado, dando espaço para o poder econômico, ambiental e político. Todo este cenário dita a ética de cada sociedade.

As tecnologias trouxeram a globalização uma enstabilidade econômica, a evolução dos meios de transporte possibilitou a entrada de imigrantes em outras nações; assim como também permitiram a entrada de armamentos. A prestação de serviços e a venda de mercadorias por meios digitais resultaram em uma economia global única, enfraquecendo a autonomia e soberania do Estado, mostrando que é o mercado que comanda as nações.

O Estado deixa de desempenhar funções especificamente locais e passa a ser o intermediário de questões políticas, econômicas e ambientais internas e externas, se moldando a padrões mundiais. De acordo com Singer (2004, 10), “Nossa sociedade global, em processo de tornar interdependente, com suas notáveis possibilidades de criar laços entre pessoas no planeta inteiro, nos fornece as bases materiais para uma nova ética”.

A ética se tornou um produto resultante da economia que as tecnologias de cada sociedade produziram de uma maneira fluida, usada para justificar as diferentes visões mundiais. Relacionado a isso Singer conclui que:

A tese deste livro é de que o resultado, bom ou ruim, desta passagem pela era da globalização (se é que chegaremos de fato a transpô-la incólumes) vai depender da nossa reação ética a ideia de que vivemos num só mundo. Não assumir um ponto de vista ético global tem sido a muito tempo um sério erro moral das nações ricas. Agora isso também é, a longo prazo, um risco para sua segurança. (Singer, 2004, 10)

O fortalecimento das relações internacionais mostra a necessidade de uma ética global, onde reconhecemos nossos deveres de ajudar uns aos outros e sabemos das proibições quando o assunto for transgredir o próximo (pessoa/ nação). Assim como Singer (2004, 10) afirma, “precisamos de um sólido sistema global de justiça criminal, para que a justiça não seja vitimada por diferenças nacionais de opinião”. Para que o mundo não sofra com os choques éticos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com