TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Olhar Sobre Atividade Dinâmica do Grupo Espírita Francisco Xavier

Por:   •  1/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.255 Palavras (14 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CIÊNCIAS SOCIAIS

ANTROPOLOGIA I: FUNDAMENTOS

VITÓRIA WASEM GALLE

UM OLHAR SOBRE ATIVIDADE DINÂMICA DO GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO XAVIER

PORTO ALEGRE

2016

INTRODUÇÃO

        Para o estudo etnográfico em questão, escolhi como campo de pesquisa e observação o Grupo Espírita Francisco Xavier, que fica localizado na Rua Caju, bairro Petrópolis, na cidade de Porto Alegre. A escolha deste local para a realização do estudo deu-se porque havia, de minha parte, curiosidade em conhecer o perfil dos participantes e, se possível, aquilo que os reunia em tal grupo, bem como, a estrutura de suas atividades e seus rituais próprios e suas etapas.

        Para a efetiva realização do estudo, entrei em contato com o Grupo previamente por telefone, a fim de informar a respeito do meu interesse em fazer uma visita para fins de estudo acadêmico, e saber se isso seria possível, bem como, se o fato de que meu objetivo com a visita seria para este fim teria algum tipo de interferência nos meus resultados ou nas atividades propriamente (o que poderia prejudicar, inclusive, minha análise). Fui informada de que não haveria qualquer problema em fazer a visita e que participaria normalmente de todas as atividades dinâmicas realizadas pelo Grupo. Questionei, na mesma ocasião, se poderia fazer registros fotográficos, mas não fui autorizada em razão de que poderia interferir na dinâmica do grupo ou ainda desrespeitar a privacidade das pessoas presentes. Também por motivos de privacidade, os nomes citados neste relato não são os nomes reais das ‘pessoas-personagem’ da experiência.

Na chegada ao local, informei que havia ligado anteriormente, e me identifiquei como pesquisadora. Expliquei brevemente que se tratava de uma observação participante a fim de buscar conhecer na prática a vivência que aquele local proporciona. Fui bem recebida, de forma que me encaminharam para as atividades de forma tal, como qualquer outro visitante, e as pessoas que me receberam demonstraram-se dispostas a sanar quaisquer dúvidas que eu sentisse necessidade de questionar.

        Por fim, decidi que não tomaria nota ou faria qualquer tipo de registro durante a participação das atividades para não causar estranhamento em meio aos visitantes, bem como, para não provocar que fosse, talvez, tratada como alguém de fora. Achei que o importante seria vivenciar as práticas e observar e sentir aquilo que era proposto, como todos ali fariam. Por estas mesmas razões, procurei me abster de conhecimentos prévios a respeito das práticas do espiritismo, a fim de buscar uma observação participante o mais pura possível, sem que houvessem expectativas outras, que não aquelas que vivenciaria na prática da visita.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO DE PESQUISA

        Primeiramente, acho importante destacar algumas características do campo estudado, para a compreensão do leitor, conforme observação e informações obtidas na visita ao campo propriamente. O Grupo Espírita Francisco Xavier fica localizado na rua Caju, bairro Petrópolis em Porto Alegre, é aberto ao público em geral, e realiza atendimentos e palestras de segunda à sábado nos turnos da manhã, tarde e noite (com exceção do sábado, quando atendem somente pela manhã e tarde). Em todos os turnos e dias, as atividades se dão da mesma forma, e só são diferenciadas para visitantes que estejam indo pela primeira vez.

        A instituição se considera uma Casa Espírita e busca atender aos necessitados por meio da prática e difusão do Espiritismo codificado por Allan Kardec nas obras O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”

Allan Kardec

(O que é o Espiritismo - Preâmbulo)

“ O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiro princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”

Allan Kardec

(O Evangelho segundo o Espiritismo - Cap. VI - item 4.)

        O Grupo Espírita Francisco Xavier foi fundado em 3 de abril de 1938 e opera com a ajuda de integrantes/participantes para a realização de suas atividades, tem caráter religioso e está registrado no Conselho Regional de Assistência Social e é declarado de Utilidade Pública desde 1971. O local onde ocorrem as atividades é um prédio com diversas salas e salões, onde ocorrem palestras e atendimentos individuais, possui três andares, e ainda, uma farmácia e uma livraria.

RELATO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE

        No dia em questão, cheguei ao Grupo Espírita Francisco Xavier às 20:30, horário em que começariam as atividades do turno da noite, conforme fui informada anteriormente. Havia muitas pessoas em frente ao prédio onde o Grupo está endereçado, pessoas chegando para o evento daquela noite.

Na entrada, havia uma senhora de idade, posicionada atrás de uma mesa, que parecia fazer parte do grupo a bastante tempo, e cumprimentava àqueles que chegavam pelo nome, demonstrando que vários dos participantes eram conhecidos da casa. Além dela haviam dois homens em frente aos portões de entrada, recebendo cordialmente as pessoas, e indicando a elas o caminho para as salas de palestra, que seria diferente para pessoas que frequentam o local com frequência, ou, se fossem como eu, visitantes pela primeira vez.

Abordei um dos homens que recepcionavam os visitantes e informei que era a primeira vez que visitava a casa, e que havia telefonado anteriormente informando que minha visita se tratava de uma observação para fins de estudo acadêmico, e então ele me encaminhou de encontro a uma outra senhora, a Sra. Lourdes, que por sua vez, se colocou a disposição para esclarecer dúvidas e perguntou se eu gostaria de participar da maneira tradicional como ocorre com os visitantes novos da casa, o que era minha intenção. Combinamos então, que ao final, eu poderia tirar dúvidas e fazer perguntas à ela. Ela me explicou que primeiramente eu assistiria uma palestra, em seguida seria encaminhada para atendimento individual, o qual é conhecido como “pronto-socorro” e então eu poderia tirar dúvidas com algum atendente da casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com