TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um modelo de excelência em gestão

Projeto de pesquisa: Um modelo de excelência em gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Introdução

Desenvolvimento

Recomendações Finais

Referências

INTRODUÇÃO

A proposta a seguir da Consultoria ALT , visa proporcionar ao grupo da INOVEL , empresa já conceituada ao mercado e seus clientes a melhoria efetiva dos seus resultados através da implantação de novos modelos de gestão dos processos empresariais, baseado em métodos científico de gerenciamento.

Com sólidos princípios de profissionalismo, competência, transparência, nosso trabalho é altamente qualificado. Somos uma consultoria de gestão empresarial que busca trabalhar-nos diversos níveis organizacionais. Estruturamos soluções customizadas para cada cliente, de acordo com cada necessidade e com um único foco: Resultado.

DESENVOLVIMENTO

Foi “verificado a importância em implantar um dos mais modernos” modelo de excelência da gestão” , visto que mesmo a empresa estar correspondendo razoável as expectativa do grupo, vem sendo gerenciado por um modelo “ familiar” e sem nomenclaturas que muitas vezes impedem de participarem de processos governamentais ou regras atuais que o mercado solicita;

Através da sustentabilidade o grupo retorna ao mercado com a imagem de uma empresa inovadora, sustentável e comunitária e participativa perante seus clientes internos e externos, com três propostas de alto padrão que poderão alavancar o mercado mundial;

E por fim, colocamos o nosso conhecimento a disposição do grupo referente ao assunto de riscos referente a tercealizar empresas, porém uma tendência e que inclusive facilita o pro labore dos acionistas.

Modelo de Excelência da Gestão

1.O modelo de gestão empresarial encontrado e descrito é o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) que segundo sua idealizadora a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), está alicerçado em um conjunto de Conceitos Fundamentais, reconhecidos internacionalmente, e estruturado em Critérios e Requisitos, que expressam a síntese da compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência traduzem boas práticas e fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que constantemente buscam aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças.

1.2.Os Fundamentos da Excelência essenciais para uma implementação desse modelo são:

1.2.1. Pensamento Sistêmico - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

1.2.2. Aprendizado Organizacional - Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

1.2.3. Cultura de inovação - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

1.2.4. Liderança e constância de propósitos - Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.

1.2.5. Orientação por processos e informações - Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

1.2.6. Visão de futuro - Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização.

1.2.7. Geração de valor - Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

1.2.8. Valorização das pessoas - Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.

1.2.9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado - Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maior competitividade nos mercados.

1.2.10. Desenvolvimento de parcerias - Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essênciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.

1.2.11. Responsabilidade social - Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

1.3. A existência de um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização permite uma análise muito mais profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados. A aplicação do conceito de Seis Signa (SS) na INOXEL, como uma iniciativa inovadora frente aos principais sistemas de gestão de qualidade. As grandes mudanças no cenário econômico mundial, ocorridas nas últimas décadas, têm provocado uma revolução nos sistemas de gestão e qualidade e, impulsionando as empresas na busca por processos inovadores. SS enfatiza um controle estatístico da qualidade para definir padrões de excelência operacional, orientado para prevenção, torna-se um dos principais métodos para a melhoria contínua dos processos e fixação de referenciais competitivos.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com