TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Intrudução a Sociologia

Por:   •  4/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Texto 1 – O trabalho na era da globalização (Viviann Rodriguez Mattos)

1.Explique sucintamente como a autora do texto analisa:

a) As Consequências da Globalização

 Apresentou um complexo de consequências como as injustiças sociais, na justa medida em que passou a acompanhar a evolução do capitalismo e seu retorno a sua forma primitiva de acumulação, com a decadência do socialismo e a crise do sistema concessivo de humanização do capital.

b) As Tecnologias

 Com o avanço das tecnologias, diminuiu-se a importância da matéria-prima e da mão-de-obra, ampliando as desigualdades sociais, trazendo como resultados o desemprego, a pobreza e a escravidão.

c) O Poder do Estado

 Começou a perder forças para a economia de mercado, passando a ser induzido e influenciado pelos organismos internacionais criados pelos países concentrados de riquezas e pelas grandes corporações multinacionais, tornando-se cada vez mais incapazes de satisfazer as necessidades básicas da população.

d) O Futuro do Emprego.

 Coma ideia de negação do direito do trabalho, flexibilização das leis trabalhistas, formuladas pela globalização e impostas de forma generalizada, os pises desenvolvidos passam a intervir menos na economia na tentativa de igualar, em termos competitivos, dando assim, vazão a precarização do trabalho, ou seja, aos empregos.

2. Ao analisar a questão Capital x Trabalho a autora fala na intervenção do Estado na economia globalizada e na relação entre Empresários e Trabalhadores. Descreva sua compreensão sobre esses dois pontos.

 Com a intervenção do Estado, obteve-se uma nova fase, onde era chamado de Estado do Bem-Esta-Social, com período de continua prosperidade, favorecendo o poder econômico das nações. Os empresários não queriam discutir e nem tratar de minimizar qualquer forma que fosse favorável aos trabalhadores, queriam é voltar atrás e modificar as garantias obtidas através da legislação trabalhista.

3. Explique em que consiste o Trabalho Precárioe que condições opera (ou funciona).

 Tem pouca ou nenhuma estabilidade, não cumprindo o propósito do trabalho, que é fornecer ao homem condições dignas de sustento próprio e da sua família e garantir a sua cidadania. Opera em condições analógicas a escravidão, pois não a revisão das prioridades na mundialização.

4. De acordo com o texto, por que a humanidade caminha para a escravidão?

 A ausência de políticas de inclusão social, o aumento da precarização, as necessidades de prestigiar a globalização e o fortalecimento dos atores sociais, não alcançando os investimentos externos para fornecer o crescimento econômico, vão gerando a não revisão das prioridades do capital, encaminhado assim a sociedade a passos largos para a escravidão.

Texto 2.  Globalização e seus impactos no mercado de trabalho no Brasil (Ricardo Groselli)

5.O autor ao explicar as mudanças drásticas que ocorrem no mundo, cita Pochmann (2001) cujas transformações econômicas radicais são oriundas de trêsgrandes ondas de inovação. Explique sucintamente essas Três ondas.

 Primeira Onda – Diante do concentrado e elevado avanço tecnológico, especialmente pela mecanização e pelo transporte a vapor, a produção ganhou importante impulso. Ao mesmo tempo, a divisão do trabalho sofreu pronunciada transformação, com efeitos significativos tanto na estrutura ocupacional quanto no conteúdo dos novos velhos postos de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com