TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UnisulVirtual Learning Space

Tese: UnisulVirtual Learning Space. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Tese  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Operações e Logística I

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O MERCOSUL, como é conhecido o Mercado Comum do Sul (em espanhol: Mercado Común del Sur, Mercosur) é a união aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de alguns países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O site GuiaLog <www.guialog.com.br> acesso em 09 jan. 2014, trata de importantes questões relacionadas com o Mercosul.

Após leitura do texto O Mercosul no Trilho, disponível no endereço <www.guialog.com.br/ARTIGO267.htm> acesso em 09 jan. 2014, como você interpreta a afirmação da autora segundo a qual o transporte por rodovias tem ganhado força no sentido de manter altos os níveis dos fretes? (2,0 pontos)

2. A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos atrás nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final, esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis.

O artigo Logística Reversa, também encontrado no site GuiaLog <www.guialog.com.br/ARTIGO344.htm> acesso em 09 jan. 2014, aborda a questão dos vasilhames retornáveis e, de um modo geral, trata de questões relacionadas à Logística Reversa.

Através da leitura do artigo e do que você aprendeu na disciplina, posicione-se criticamente a respeito da afirmação do autor do artigo, segundo a qual existe um tratamento diferenciado observado na Logística Tradicional e na Logística Reversa. (2,0 pontos)

3. O Método dos Mínimos Quadrados é uma técnica matemática que procura encontrar o melhor ajustamento para um conjunto de dados tentando minimizar a soma dos quadrados das diferenças entre a curva ajustada e os dados (tais diferenças são chamadas resíduos).

Descreva uma situação na qual fique evidenciada que o Método dos Mínimos Quadrados é mais adequado que o Método de Médias Móveis Trimestrais. (2,0 pontos)

4. Curva ABC é um importante instrumento para se examinar estoques, permitindo a identificação daqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração.

Ela consiste na verificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens do estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância. Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor ou da quantidade, dá-se denominação de itens da classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C. A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B.

A empresa XUPITÉU S.A. deseja estabelecer uma classificação ABC nas proporções de custos 50 x 30 x 20. Deseja também saber a proporção de itens A, B e C, bem como obter o gráfico da curva ABC. Com base nos dados abaixo indicados na primeira tabela você deverá completar as tabelas abaixo. (2,0 pontos)

Representação dos itens x custos

5. O estudo da confiabilidade surgiu com a necessidade crescente da indústria.

Em alguns campos da engenharia, a confiabilidade é vital: construções como usinas nucleares, aeroplanos, submarinos, são intoleráveis a falhas.

Embora o conceito de confiabilidade tenha nascido para identificar defeitos em produção de larga escala, ultimamente a confiabilidade tem tido um grande avanço na função manutenção das empresas, com o intuito de aumentar a disponibilidade dos equipamentos. Assim surgiu a Engenharia de Confiabilidade, função responsável por manter o parque fabril com uma disponibilidade (Up Time) maior possível.

Problema

Considere a confiabilidade isolada de três componentes de um sistema conforme indicação dada a seguir:

A = 0,750

B = 0,800

C = 0,850

A seguir indique qual a melhor conexão (série ou paralelo) entre estes componentes. Apresente os cálculos e justifique a resposta dada. (2,0 pontos)

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »