TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade

Tese: Universidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Tese  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

As primeiras universidades foram em Bolonha e em Paris, as universidades medievais tinham como principais características o caráter conservador, que era conservar seus costumes, passando de geração em geração, e as polemicas teológicas que seriam os debates relacionados a igreja.Essas universidades eram escolásticas(conjunto de doutrinas que relaciona a fé com a razão) e as mesmas tinham características eclesiásticas (eram criadas pelo papa). No sistema feudal elas eram chamadas de studia generalia, onde o direito de dar aula necessitava de uma autorização do papa.Com a revolução industrial e o mundo sendo consumido pelo modo de produção capitalista, as universidades teriam que integrar ensino e pesquisa, a partir daí elas começaram a conceber o diploma apenas para aqueles que merecessem o reconhecimento do título. A partir daí foi fundada a Universidade de Berlim no ano de 1810, a mãe das universidades modernas, iniciou os novos métodos de ensinos, como a pesquisa, porque ate então eram apenas debates entre alunos e professores tiveram também o surgimento de novas disciplinas responsabilidade de famosos cientistas como Albert Einstein, irmãos Grimm e Max Planck. Com a ajuda dos irmãos Grimm que as fabulas passaram a ter o caráter de hoje em dia, pois antes eram voltadas para adultos e agora são direcionadas para crianças.

No Brasil, as primeiras escolas superiores surgiram no ano de 1810 ate então existiam somente o ensino fundado pelos jesuítas os quais não era considerado faculdade, tinham apenas o objetivo de catequizar os índios, e os cursos de formação de oficiais surgidos a partir da chegada da família real no Brasil colônia, com intenção de proteger os mesmos. Antes da existência do ensino superior as pessoas que cobiçavam este ensino eram obrigados a ir para Universidades fora do país, como em Coimbra, onde muitos se deslocavam para estudar. As primeiras escolas superiores no Brasil foram a faculdade de medicina na Bahia, de direito em São Paulo e Recife e a escola politécnica. Universidades eram simplesmente um agrupamento de 3 ou mais faculdades e no ano de 1930 inicia-se o tal processo de transformação em universidades. Com o passar dos anos foi fundada a universidade de Brasília propondo o rompimento do modelo de Universidade como mero agrupamento de escolas e faculdades.Os modelos e soluções de nossas universidades não são adequadas a nossa realidade, muitas delas são espelhadas por modelos norte americano. Em Santa Catarina também tiveram algumas transformações como a fundação das universidades federais, a UFSC no ano de 1962, UDESC no ano de 1964 e também em 1989 a transformação da UNISUL em universidade.

Após o golpe militar de 1964 que depôs o então presidente João Goulart e com o apoio dos norte-americanos, a estrutura universitária ainda insatisfazia professores e alunos.

1968 foi o ano marcado pelo inicio dos movimentos estudantis no mundo todo (Ex.: França, Checoslováquia e Brasil, inclusive). Este regime foi marcado por repressões abusivas, incentivando assim, os movimentos populares. Visando o controle da população, a ditadura implementou a Lei nº 5.540 retirando a autonomia das universidades perante o Estado.

A reforma de 1968 ocasionou muitas mudanças importantes, como: Unificação do vestibular, passando a ser classificatório; Aglutinação das faculdades em universidades. Criação do sistema de créditos, Fragmentação das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, entre outras mudanças.

A Universidade no Brasil e a Constituição de 1988 e a LDB 9394/96- depois da promulgação de 1988 que foi criada a LDB ( Lei de diretrizes e bases da educação brasileira), tanto a CF de 1988 como a LDB constituíram um notável avanço em matéria educacional. Uma das normas da LDB é que todos tenham direito iguais na permanência na escola. Tanto a CF como a LDB influenciam muito na educação, se referem a garantia do direito público como o do melhoramento do ensino, para proporcionar um ensino bom para todos os estudantes brasileiros.

No governo FHC houve a criação de 2 Universidades Federais, melhoria no orçamento destinado a educação (MEC), indução a privatização, introdução do FIES, ataque a autonomia das Universidades e também Plano Nacional da Educação. O governo Lula criou 15 Universidades Federais (juntamente com o governo Dilma), o orçamento destinado a educação foi elevado. Em seu governo houve também foi incentivado o PROUNI, SNAES, Educação a Distância e REUNI. Já o governo Dilma criou 4 Universidades Federais, o orçamento destinado a educação subiu um pouco mais, incentivou o Programa Ciência sem Fronteiras, fez críticas ao ex-presidente FHC e incentivou a Lei de Cotas.

Segundo pesquisas, o crescimento das Universidades foi maior no governo Lula.

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com