TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade E Ciência

Dissertações: Universidade E Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1 (4,0 pontos)

Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas nos textos abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:

Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.

Texto 1

Pressuposto(s):

O gato não fazia ideia no que se passava no mundo na atualidade, onde surge uma curiosidade pelo fato de o homem falar que ele não sabia um monte de coisa, como se estivesse acontecendo algo realmente bom e de seu interesse, mas depois de olhar o jornal ele pode concluir que não precisava saber das besteiras e coisa ruins que estava se passando.

Subentendido(s):

O homem fala para o gato que não sabe no que se passa pelo mundo na atualidade por falta de interesse do gato de ir atrás de algum meio de informações sobre o mesmo e o gato fala par ao homem que não quer saber o que se passa pelo mundo, porque ele sabe que não é coisa boa e prefere não saber das coisas ruins.

Texto 2

Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=charges&espv> data de acesso: 23/09/2014

Pressuposto(s):

O homem de terno azul pressuposto político, se refere a outras pessoas como “laranja” para se aproveitar delas e alcançar seus objetivos, que no caso seria então a lavagem de dinheiro, que segundo o homem de terno marrom disse, que uma vez já foi dinheiro sujo, sendo assim, que foi conseguido através da corrupção.

Subentendido(s):

O homem de terno marrom questionando de o por que o dinheiro homem de terno azul é tão limpo, faz com que compare com o dele, e quer saber os meios que ele utiliza para que o dinheiro fique nessa forma em que se encontra o do outro, tendo interesse de como se obtém o mesmo resultado do homem de terno azul.

Questão 2 (3,0 pontos)

A ambiguidade (palavras, expressões ou períodos com mais de um sentido) é considerada um problema que deve ser evitado na construção de textos, mas é muito utilizada em textos humorísticos como recurso estilístico. Com base no que você estudou sobre esse assunto, observe os textos abaixo e indique o tipo de ambiguidade, justificando sua resposta.

Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.

Texto 1

Tipo de ambiguidade: De referência

Justificativa: De referência, pois na figura aparece uma frase no quadro, onde diz que “o eleitor confia na honestidade dos político” e a professora pergunta para o aluno “quem é o sujeito da oração? ”, que no caso seria o eleitor, porém o aluno fala que “só pode ser um mané! “ não sabendo há quem o aluno está chamando de mané.

Texto 2

Tipo de ambiguidade: Estrutural

Justificativa: Estrutural, pois a frase da imagem está dando um duplo sentido, porque segundo a imagem aparece os homens e os animais, porém tem uma grade entre eles fazendo com que não mostre quem realmente está preso, dando um duplo sentido na frase, onde é os homens que podem estar presos ou os animais.

Questão 3 (3,0 pontos)

A pesquisa científica pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistemáticos, com base no raciocínio lógico, cujo objetivo é encontrar soluções para problemas propostos e, para isso, a utilização de métodos científicos. Então, faz-se necessário um planejamento da pesquisa, para determinar o caminho a ser percorrido na investigação do objeto de estudo.

Se for classificada de acordo com o nível de profundidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com