TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Projeto de pesquisa: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este trabalho tem como objetivo abordar um assunto bastante discutido em nossa atual sociedade, a violência contra a mulher, seja ela física, psicológica ou sexual. Assim como também ressalta, que o papel do machismo vem contribuindo para com esse ato de agressão. Tem como proposito esclarecer que o fato de estabelecer relações permanentes com alguém, não significa que esse poderá ultrapassar as normas jurídicas, como também mostra as diversas maneiras que a mulher vem trazendo consigo para amenizar essa situação, seja por meio de movimentos ou lei.

Desenvolvimento

A violência contra a mulher é um tema vem sendo bastante abordado nos principais meios de comunicação. Esse ato de agressão acontece por meio do estado físico, psicológico e sexual do ser vítima, a qual na maioria dos casos segundo pesquisa do Ipea a vítima alega permanecer nesse contexto constrangedor pelo simples fato de depender economicamente do seu parceiro. Os atos de agressão contem sanção perante lei, mas mesmo com esse auxilio poucos são os casos levados ao júri, lembrando que isso é levado em consideração a quantidade de casos em controverso a quantidade de denúncias.

De acordo com pesquisa realizada pelo Data Popular/Instituto Patrícia Galvão, 2013, para 70% da população, a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos no Brasil, sendo que dos entrevistados 54% conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro e 56% conhecem um homem que já agrediu uma parceira. E essa mesma pesquisa revelou que uma grande parte das mulheres não conhecem os seus direitos, não sabem onde denunciar, pois pensam de que nada acontece com o agressor quando denunciado, a falta de autoestima e preocupação com a criação dos filhos e em preservar o casamento, a família e a vergonha de se separar e de admitir que é agredida é um fator determinante para o não pronunciamento da vítima.

Já se sabe desde o princípio da história que sempre existiu o machismo em nossa sociedade, o ato de submissão da mulher sempre esteve presente nesse cenário. Os motivos as quais levam o homem a essa conduta é o uso de drogas, seja elas licitas ou ilícitas. Estudos comprovam que em suma, os casos de agressão ocorrem após o uso ou durante o uso destas. Portanto pode-se verificar que a pratica do machismo associados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com