TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]

RESUMO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso atende a um dos requisitos do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social, essa pesquisa procura abranger as causas da violência doméstica contra as mulheres em seu contexto histórico, visando identificar o impacto causado na vida social e familiar, das mulheres vitimas desse tipo de violência. Sinalizando de forma sucinta, neste recorte histórico, as lutas de gênero iniciada no país pelos movimentos feministas, pontuando as conquistas relacionadas ao processo de lutas, explicitando as leis criadas para combater a violência domestica de forma preventiva e punitiva. Visa também, revelar a atuação das políticas de assistência social que confrontam a violência doméstica, que essas mulheres estão expostas, identificando no agir dos assistentes sociais como profissionais qualificados uma ação voltada para promover plena cidadania. Através de uma pesquisa de abordagem bibliográfica. Esta pesquisa traz subsídios que possibilitam ampliar o conhecimento do leitor sobre a temática retratada, possibilitando a compreensão dos danos e consequências deixados por esse tipo de violência, bem como os meios possíveis de intervir e precaver essa questão que acaba por ser tão frequente em nossa sociedade.

Palavras-chave: Violência Doméstica, Assistência Social, Mulheres.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

3 AS MULHERES E SUAS CONQUISTAS NO BRASIL        

3.1 Breve Conceito de Gênero                                                                15

3.2 Movimentos Feministas no Brasil                                                        16



  1. INTRODUÇÃO

Este estudo tem como tema, Violência Doméstica contra as Mulheres e a Intervenção do Assistente Social, e visa avaliar de forma histórica a violência contra as mulheres, as principais causas das manifestações desse problema que acompanha a sociedade desde seus primórdios. .

 No Brasil, a violência contra as mulheres é um fenômeno que continua sendo uma das maiores problemáticas do país. Esse tipo de violência é a principal causa de deficiência e morte entre mulheres de 16 a 44 anos, levando a óbito mais do que acidentes de tráfego e câncer (www.ipas.org.br).

               A violência contra a mulher, teve pouca visibilidade pública nos diferentes contextos históricos, culturais e sociais, ficando praticamente presa aos espaços domésticos, consequentemente pelas relações de dominação-subordinação entre homens e mulheres. Contudo, com o surgimento e fortalecimento dos movimentos de mulheres em prol de seus  direitos  e mudança das situações de subordinação de gênero, a violência contra a mulher começa a ser debatida  e  a  ganhar nos  espaços  público se  em  organismos  governamentais  e não governamentais um novo olhar.

                       A partir da luta das mulheres em favor da transformação da relação de poder desiguais entre os sexos teve inicio o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e com o passar do tempo essa mobilização foi tomando novas proporções criando uma legislação internacional de proteção ás mulheres que visa estratégias para a construções de meios de debates e manifestações sobre a promoção de igualdades de gênero.

A violência contra as mulheres apresenta-se como uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos. São atingidas, mulheres de diferentes classes sociais, raças, escolaridades, origens e estados civis. As formas de agressões são variadas, independente de como aconteça, os danos causados a vida dessas mulheres podem ser irreversíveis.

        No Estado brasileiro esse movimento de combate a violência contra as mulheres recebeu um grande impulso quando as feministas na década de 1970 levaram a tona essa problemática e colocaram em evidência a necessidade de enfrentamento pelo Estado exigindo medidas estratégicas para o enfrentamento, através de documentos jurídicos (tratados internacionais, leis) o Estado começa a agir em benefício das mulheres punindo os agressores.

        Neste trabalho, focalizaremos o estudo nos casos de violência contra a mulher, perpetradas por parceiros íntimos. Destacando que entendemos a violência contra a mulher como qualquer ato de violência que tenha por base as relações de gênero e que resulte, ou possa resultar, em dano ou sofrimento de natureza física, sexual ou psicológica, que se expresse por coerção ou privação arbitrária da liberdade ou de outras formas, atos que se apresentem na vida pública ou privada. No Brasil, muitos trabalhos abordaram a história das mulheres, ou de gênero, a partir da visibilidade das relações entre o feminino e o masculino, que, socialmente, ao longo da História, ora poderiam se complementar, ora se confrontar.

        O interesse pelo tema partiu através de questionamentos surgidos com o alto índice de violência contra a mulher e que a cada dia vem se tornando um agravante social, problema este que afeta milhares de famílias em todo Brasil, afetando a integridade física dessas pessoas, causando danos psicológicos e sociais. É através de uma investigação mais ampla, que conseguimos diagnosticar as variadas formas de agressões contra as mulheres apontando as consequências causadas às mesmas, a família e a sociedade em geral. Definindo e entendendo o sentido da palavra gênero para identificar vários estigmas culturais que foram sendo construídos com o desenvolvimento de uma sociedade baseada na força e no poder. Explicitar o conceito a violência em seu sentido geral para identificar a intrínseca relação entre o ser humano e o desejo desmedido do uso do poder, interpretar as políticas públicas como uma forte aliada no processo de combate a essa violência. A metodologia será realizada através de uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos técnicos classificados como bibliográfica de forma exploratória já que a natureza das fontes investigadas serão revistas, livros, sites eletrônicos e artigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com