TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio - Serviço Social

Por:   •  21/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

5ª SÉRIE

Nome: Allan Kardec W. Kleide O. Castro     RA: 3102314127

Nome: Cristiane da Costa Lucas Santana    RA: 3077254126

Nome: Dulcineia A. dos Santos Carmo        RA: 3077254078

Nome: Rosângela Aparecida da Silva          RA: 3077245509

Nome: Sandra Kumiko Shibata                    RA: 6183719439

Disciplinas Norteadoras: Planejamento e Gestão em Serviço Social; Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência); Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; Instrumentos e Técnica de Atuação Profissional; Desenvolvimento Econômico.

Tutor virtual: Danilo Aparecido Mendonça Pereira

Tutor presencial: Giovanni De Setta

TEMA:

IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

JACAREÍ/SP

2018


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Cristiane da Costa Lucas Santana    RA: 3077254126

SERVIÇO SOCIAL

Planejamento e Gestão em Serviço Social, Política de Seguridade Social (Previdência Saúde e Assistência), Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional, Desenvolvimento Econômico, Gestão do Sistema Único de Assistente Social-SUAS.

TEMA:

IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

JACAREÍ/SP

2018


Resumo

O presente trabalho tem por objetivo mostrar habilidades de análise de realidade e pesquisa, e da gestão participativa para o planejamento e a implantação da Política Social de Assistência Social, em um município fictício, para que não haja a perda dos recursos da União repassados para o município para investir em programas sociais, como, na educação, saúde, lazer e proteção social de toda população. Para que essa implantação aconteça com sucesso deverá conter o nível de proteção social, serviços a serem oferecidos pela Política Pública, público atendido, programas e benefícios sociais.


Sumário

1. INTRODUÇÃO        5

2. DESENVOLVIMENTO        6

2.1 Fases das políticas públicas de assistência sociais a serem implantados        7

2.2 Mapeamento das redes sociassistencias        7

2.3 Objetivos das redes sociassistencias        8

3. CONSIDERAÇÔES FINAIS        10

4. REFERÊNCIAS        11


1. INTRODUÇÃO

A Política Social é exercida pelos homens há muito tempo, mas, no Brasil em específico, existe uma grande desigualdade social, onde muitos indivíduos não conseguem se quer exercer sua cidadania diária, e são confrontados a viver com a falta de dinheiro, saúde educação e moradia, entre tantos outros problemas.


2. DESENVOLVIMENTO

Durante muito tempo o Estado teve suas principais funções na segurança pública e na defesa em caso de empate externo. Entretanto com a expansão da democracia aconteceram muitas mudanças em relação às responsabilidades do Estado diante da sociedade. Hoje sua principal função e proporcionar o bem-estar da mesma.

Para isso, o Estado deve desenvolver diversas ações e atuar em diferentes campos, como, saúde, meios de transporte, educação, segurança etc. Para alcançar tais objetivos em tais áreas, o Governo utiliza das Políticas Públicas. As Políticas Públicas têm sua objetividade em prioridades que visa responder as demandas das áreas mais vulneráveis da sociedade, o que, com certeza, não atingira todas as questões.

Em cidade ou municípios que não tiver suas políticas sociais podem ter grandes consequências.

Um exemplo claro de que se faz necessário à implantação das Políticas Sociais da Assistência Social, aconteceu no município de Asa Branca com cerca de 20 mil habitantes, onde foi constatado pela gestão do financiamento para o ano seguinte que não havia tais Políticas Sociais de Assistência Social. Ao ser notificado sobre a situação, o Senhor Prefeito verificou que caso não seja implantada de forma afetiva tais Políticas Sociais, o município corre o risco de perder os recursos da União. Esses recursos são repassados para os municípios para ser investidos no bem-estar da população.

Diante desse cenário o Prefeito convocou uma equipe proveniente da sociedade civil como trabalhadores, pois atuam através de seus sindicatos que muitas das vezes são associações de moradores, ONGs, imprensa entre outras entidades, para formular uma proposta de implantação da Política Social no município.

Com a equipe formada ele agora tem o objetivo de fazer um levantamento juntamente com a população sobre quais Políticas Publicas deverão ser implantada no município atendendo as necessidades de seus cidadãos. Feito isso através dos debates, pesquisas e reuniões foi verificado as seguintes questões; quanto à saúde, a falta de profissionais e equipamentos, a espera e cada vez mais longa principalmente no atendimento as famílias mais afastadas em locais de zona rural.

Também verificamos o aumento da procura na área da educação por alfabetização, por pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando mas jovem, pois tiveram que optar pelo trabalho para ajudar no sustento da família. Um levantamento bastante relevante foi na questão da proteção da família, onde foi averiguado um aumento alarmante na violência doméstica, vulnerabilidade de idosos e abusos de crianças.

Com esse levantamento foi possível fazer um planejamento de metas e objetivos a serem alcançados, como também realizar um mapeamento das redes sociassistenciais e também seus objetivos como uma das primeiras ações, essas redes dará auxílio nas políticas sociais para a agência que for implantada no município. Mas para que isso aconteça e preciso formular de que forma isso será realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com