TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECONHECIMENTO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: Ambiente hospitalar

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 10

RECONHECIMENTO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL:

ambiente hospitalar

Emanuelle de Maria Launé Santana

Gracyane Roberta Rabêlo Lemos

Liana de Fátima de Amorim da Cruz

Tatiana Aline Oliveira Dias

Prof. Gilzete Ribeiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Serviço Social (SES 0508) – Seminário Interdisciplinar III

30/11/2018

RESUMO

 

Pretende-se com este artigo apresentar uma análise da função e atuação do profissional assistente social no espaço referente ao ambiente hospitalar junto do seu usuário e família e a suma importância do Assistente Social no espaço hospitalar. Este profissional atua com uma equipe multidisciplinar e precisa estar sempre preparado para saber lidar com os diversos conflitos e orientar os usuários sobre seus direitos sociais. A humanização hospitalar é um fator fundamental para o bem-estar do usuário. 

Palavras-chave: Humanização, atuação, ambiente hospitalar.

ABSTRACT

 Key words: .

1 INTRODUÇÃO

Este artigo trata do reconhecimento dos espaços de atuação do assistente social: ambiente hospitalar. A atuação do assistente social dentro do ambiente hospitalar é de essencial importância para o usuário, pois ele torna o ambiente hospitalar humanizado, proporcionando bem-estar para o mesmo. Reconhecer o alcance social do seu trabalho é importante para reconhecermos seu campo de atuação.

Em geral, esse profissional atua neste espaço estabelecendo, primeiramente, um contato individual, são feitas entrevistas, visitas com caráter investigativo, comunicação, orientação, informação sobre seus direitos e deveres, com execução dentro da instituição.

Ele trabalha em toda a área hospitalar, ou seja, no ambulatório, emergência e unidade intensiva de tratamento, fazendo toda a diferença através do seu empenho e desempenho, executando projetos, planejamento junto à equipe multidisciplinar do hospital.

Tem como objetivo tornar a área hospitalar o mais humanizado possível, por meio de um atendimento socializado e civilizado. Seu conhecimento deve ser focalizado para orientar o usuário quanto a garantia de seus direitos.

A pesquisa buscou analisar a função e atuação do profissional assistente social no espaço do ambiente hospitalar juntamente ao seu usuário e família para melhor compreensão do objeto de estudo, a discussão a cerca do papel importante do assistente através do seu campo de atuação e prática do serviço social, com reflexão para a melhor compreensão da profissão.

A metodologia de pesquisa utilizada neste artigo foi bibliográfica e explicativa, buscando auxílio em informações contidas em artigos, livros e internet.

E por meio dele apresentaremos o conceito de hospital, o serviço social no ambiente hospitalar, destacaremos alguns setores que o assistente social atua na unidade hospitalar, exporemos as principais atividades do serviço social no ambiente hospitalar, mas também o que não são atribuições do assistente social na saúde. Abordaremos principais áreas de atuação do assistente social na área da saúde e findando com o papel do assistente social na área da saúde.

FIGURA 1. Serviço Social no contexto hospitalar, impasses e desafios.

                          [pic 1]

FONTE: Disponível em:. Acesso em: 26 nov. 2018.

 Descrição: Serviço Social no contexto hospitalar, impasses e desafios é o objeto de estudo desse artigo. Usaremos ambiente hospitalar como um dos espaços de atuação do assistente social.

2 CONCEITUANDO HOSPITAL

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “O hospital é um elemento organizador de caráter médico-social, cuja função consiste em assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva a população, e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa bio-social.”.

E para o Ministério de Saúde do Brasil (2002),

O termo hospital se refere a um conjunto muito heterogêneo de estabelecimentos de saúde, unidades de diferentes portes, que podem oferecer uma variada gama de serviços e atividades e desempenhar funções muito distintas no âmbito da rede de atendimento à saúde. Entretanto, os estabelecimentos possuem uma característica em comum: a prestação de cuidados de saúde a pacientes internados em leitos hospitalares durante as 24 horas do dia.

Diante destes conceitos, o hospital pode ser estabelecido como uma instituição social, destinado ao diagnóstico e tratamento de doentes, fornecendo o tratamento necessário. Sua função de é assegurar a assistência médica completa, curativa, e preventiva à população.

3 SERVIÇO SOCIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR

O Conselho Regional de Serviço Social afirma que:

O Serviço Social se insere na equipe de saúde como profissional que articula o recorte social, tanto no sentido das formas de promoção, bem como das causalidades das formas de adoecer, intervindo em todos os níveis dos programas de saúde. O assistente social como profissional de Saúde tem competência para atuar junto aos fenômenos sócio-culturais e econômicos que reduzem a eficácia da

prestação dos serviços no setor, quer seja ao nível de promoção, prestação e/ou recuperação da saúde. O assistente social é, pois, um profissional de saúde que vem corroborar a posição que emerge da categoria – fruto de avanços obtidos na trajetória histórica da profissão -, buscando a garantia da qualidade na prestação de serviços de saúde, numa perspectiva de universalidade e integralidade à população brasileira.

A rede hospitalar é composta por vários profissionais, entre eles destacamos o assistente social e a sua atuação no serviço social no hospital, onde ele dispõe de assistência e qualidade no atendimento para o doente, com o intuito de que seu tratamento e sua passagem na unidade hospitalar seja o mais curto possível.

O serviço social no hospital além de ter o objetivo de ter e manter um contato com a pessoa doente amplia seu atendimento para os familiares, proporcionando um ambiente humanizado na área hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (236.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com