TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA A APAE

Trabalho Universitário: VISITA A APAE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  2.438 Visualizações

Página 1 de 2

INTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CEARÁ

Aspectos ético-político educacionais da pessoa portadora de necessidades especiais

Relatório da visita a APAE – Limoeiro do Norte

Maria da Conceição Barreto Lemos

Jaguaretama-Ceará, 19 de agosto de 2014

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limoeiro do Norte, surgiu da carência que o Município de Limoeiro possuía em atender pessoas com necessidades educacionais especiais. A partir disto um grupo de mães de crianças com as mais variadas deficiências se organizou e fundou a 28 de abril de 2001 a APAE, entidade sem fins lucrativos, com a missão de lutar pelos direitos destas crianças, jovens e adultos.Procurou fazer várias alianças com a sociedade civil e governamental e criou em 2002 a Escola de Educação Especial Dom Pompeu Bezerra Bessa, ciente de que toda conquista de cidadania passa pela educação.

Atualmente a APAE LIMOEIRO é uma entidade reconhecida de utilidade pública municipal e federal, com sede própria à Rua Clóvis Alexandrino, 1045, onde funciona a Escola por ela mantida, atendendo a 64 alunos no período da manhã e da tarde, portadores de Síndrome de Down, surdez, deficiência mental, deficiências múltiplas e autismo, a nível de ensino fundamental e EJA. Além da educação formal, são desenvolvidas atividades nas áreas de esporte, dança, teatro, arte-circense, artes laborais, oficinas de pintura em tecido, biscuit,cerâmica, em parceria com a STDS-Ce.

Nossa visita a APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limoeiro do Norte) foi de valiosa experiência para nossa vida profissional e pessoal.Quando adentrei àquele lugar, pude sentir que ali existia amor e respeito, por parte dos profissionais.

Fomos acolhidos com músicas e alegria por parte dos professores e alunos ( como eles eram empolgados); olhei para meus colegas e pude constatar que eles também estavam extasiados com a situação.

Então chegou a hora de irmos para as salas que fazem as atividades, os professores explicaram os métodos que usam para cada deficiência,os materiais usados, enfim foi uma verdadeira lição de vida. Não podia deixar de mencionar o carinho e afago que os portadores de Down têm com a gente; eles só querem isso: CARINHO.

É nessas oportunidades que a vida nos oferece que devemos agarra-las e aprender que a DIFERENÇA só existe nas nossas cabeças preconceituosas. Afinal todos nós temos deficiências, se não aparecem fisicamente, com certeza elas estão embutidas na alma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com