TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Varejo

Trabalho Universitário: Varejo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

História do varejo

Desde os primórdios dos tempos, o homem buscou formas para suprir suas necessidades básicas, no inicio, com atividades de caça e pesca e, posteriormente, com a agricultura e a criação de pequenos animais. Tudo produzido para consumo próprio. Com a ocorrência da produção de excedentes da produção de um grupo eram trocados pelos excedentes de outro grupo. Era o primórdio do comércio, uma atividade que, para sua ocorrência, exija a valorização dos produtos que cada parte possuía e a comunicação entre partes. A maior dificuldade para o comércio nesse estágio estava no encontro de dois grupos que tivessem produtos de interesse mútuo.

O surgimento da moeda revolucionou a atividade comercial facilitando os processos de trocas, pois agora passava a existir um ´´produto`` (moeda) que tinha valor e era do interesse de qualquer grupo na realização de trocas.

Em 1700, o abastecimento nas pequenas cidades era realizado por lojas gerais, onde podia ser encontrado qualquer tipo de produto, desde alimentos e roupas até implementos agrícolas. Por volta da metade do século XIX, o comércio em todo o mundo desenvolvido se caracteriza como um conjunto de atividades concentradas sob o comando de um comerciante e seus poucos funcionários, não raro, exercendo as funções de importar, transportar e varejista de uma grande variedade de produtos comercializados em pequena escala.

A especialização e adoção de novas formas no comércio surgiram em meados do século XIX, nos Estados Unidos, resultantes da decadência do comércio colonial, com a importação e distribuição de produtos para os principais centros urbanos que começavam a ganhar grandes dimensões, como Filadélfia e Nova Iorque. Entre 1850 e 1860 se iniciou a divisão de funções no comércio com o surgimento de atacadistas, com o papel e atuação diversos dos varejistas que também passaram a se especializar vendendo para os seus clientes (consumidores finais), num primeiro momento, produtos agrícolas e, com a industrialização, produtos manufaturados. Entre 1870 e 1880 surgiram os grandes varejistas de venda em massa, os chamados magazines. Em Paris, em 1852 começou a operar o primeiro varejista de venda em massa do mundo, o Le Bom Marché, no formato loja de departamentos. Em 1870 a Rowland Macy inaugurou em Nova Iorque (então com 1,3 milhão de habitantes) uma grande loja de departamentos (lojas e departamentos só vão surgir na Europa e no Japão no inicio do século XX).

A expansão das estradas de ferro, dos correios e telégrafos nos estados Unidos, no final do século XIX, possibilitaram o surgimento e a grande expansão das vendas por catálogo. A Montgomery Ward foi a empresa pioneira na venda; em 1887 seu catálogo tinha 540 páginas com 24 mil artigos. A Sears, Roebuck & Co., outra gigante em vendas por catálogo, iniciou suas atividades em 1890 e seu catálogo compreendia itens como máquinas de costura, joias e relógios; em 1905 chegou a processar mais de 100 mil pedidos por dia.

Em 1912, no Sul da Califórnia, estados Unidos, a mercearia Great Atlantic and Pacific Tea Company passou a funcionar com preços predeterminados fixados no produtos e de forma a que os próprios consumidores percorressem a loja fazendo seus sortimentos de produtos, sem a intervenção de qualquer funcionário ou do dono do estabelecimento, passando no caixa para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com