TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vendor Managed Inventory

Artigo: Vendor Managed Inventory. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  3.674 Palavras (15 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 15

VMI:

Vendor Managed Inventory

Guarulhos

2014

SUMÁRIO

PG:

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

1. VMI (Vendor Managed Inventory)

ESTOQUE GERENCIADO PELO FORNECEDOR.............................................6

2. BENEFÍCIOS DO VMI....................................................................................9

2.1- FORNECEDOR

2.2 – CLIENTE

2.3 – ALGUMAS VANTAGENS E DESVANTAGENS COMUNS NO VMI

3. PRINCIPAIS TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS NO VMI...................................8

3.1 - AS PRINCIPAIS VANTAGENS EM UTILIZAR UM SISTEMA VMI VIA INTERNET...........................................................................................................9

3.1.2 - INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS

3.1.3 - PRINCIPAIS ASPECTOS A CONSIDERAR EM UMA IMPLANTAÇÃO

DE VMI...............................................................................................................12

3.1.4 - PARCERIA ENTRE CLIENTE E FORNECEDOR

3.1.5 - MUDANÇA CULTURAL

3.1.6 - PROJETO-PILOTO

3.1.7 RESPONSABILIDADE SOBRE O VMI ....................................................14

3.1.8 - INTEGRAÇÃO E CONFIABILIDADE DOS DADOS...............................15

3.1.9 - INDICADORES DE DESEMPENHO

3.1.10 - SISTEMA DE INFORMAÇÃO...............................................................16

CONCLUSÃO....................................................................................................17

BIBLIOGRAFIA..................................................................................................18

INTRODUÇÃO 4

No atual cenário empresarial estabelecer alianças estratégicas entre fornecedores e clientes é um passo fundamental para contribuir positivamente no desempenho de qualquer cadeia de suprimentos e demanda. Uma aliança significa cooperar de tal forma que haja o compartilhamento dos riscos e das recompensas, atingindo um desempenho superior aquele que seria possível agindo individualmente. Nessa linha, temos como uma das principais iniciativas de cooperação e integração em uma cadeia de valor: o VMI.

A guerra mercadológica e a intensa competição global entre as empresas já não é mais uma novidade. A pressão por redução dos custos e aumento dos lucros está cada vez mais acentuada, fazendo com que empresas de todos os portes e segmentos busquem aumentar a sua competitividade através da melhoria dos seus métodos e processos, bem como através do uso intenso de tecnologias.

A novidade em todos estes fatos é que cada vez mais empresas têm percebido que trabalhar de forma colaborativa e integrada ajuda a diminuir as incertezas inerentes a um ambiente cada vez mais dinâmico e de difícil previsibilidade.

No entanto, apesar do crescimento da colaboração e da integração, a realidade da maioria das empresas ainda é o não-compartilhamento ou o compartilhamento básico de informações. Um exemplo disso são os pedidos feitos e recebidos de forma manual, planilhas eletrônicas usadas como principal ferramenta, sem integração de dados, gerando retrabalhos e descentralização das informações.

Diariamente, estas empresas são acometidas por uma série de dificuldades neste cenário, o VMI (Vendor Managed Inventory – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor) surge como uma importante solução de visibilidade e integração. O VMI inverte a lógica comumente utilizada entre clientes e fornecedores para a reposição de mercadorias, onde é o cliente quem decide quando e quanto comprar do seu fornecedor. No VMI este controle é do fornecedor e as decisões são balizadas em políticas e regras de ressuprimento e de manutenção de estoques definidas de forma conjunta entre .............................................................................................................................5as partes. Para que a visibilidade, a integração e as regras de ressuprimento proporcionadas pela lógica do VMI ocorram com sucesso é fundamental a utilização de sistemas tecnológicos que automatizem os procedimentos de cálculo, bem como apresentem, de forma simples e integrada, a situação das vendas e dos estoques de cada elo participante do processo.

1-VMI (Vendor Managed Inventory) 6

ESTOQUE GERENCIADO PELO FORNECEDOR.

No final da década de 90, alguns autores já destacavam as tendências da gestão da cadeia de suprimentos e demanda (CAMPBELL et al., 1998), dentre as quais se pode destacar o VMI, onde a administração dos estoques é feita em conjunto entre cliente e fornecedor.

O VMI inverte a lógica usualmente utilizada entre cliente e fornecedor para a reposição de mercadorias, onde é o cliente quem decide quando e quanto comprar do seu fornecedor. No VMI esta responsabilidade passa para o fornecedor e é embasada por políticas comerciais e algoritmos de ressuprimento e de manutenção de estoques.

Em termos práticos, o compartilhamento de informação entre fornecedor e cliente pode ser ilustrado conforme a figura 2. O cliente (representado na figura 1 por atacadistas e distribuidores, mas que também poderia ser um varejo) disponibiliza, em base diária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com