TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vinculo Trabalhista

Tese: Vinculo Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Tese  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 11

EXMº. SR. DR. JUIZ DO TRABALHO DA MM VARA ÚNICA TRABALHISTA DE CAUCAIA– CEARÁ

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

,

Maria, brasileiro, casado,>>>, portador do cpf nº 9400, residente e domiciliado à Rua >>, por sua procuradora judicial infra assinada, conforme instrumento procuratório incluso, parte integrante desta, vem, respeitosamente, perante V. Exª., oferecer

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

contra a COOPERATIVA >>> (CNPJ Nº 07.616.162/0001-06), pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro na cidade na Rua >>>, e AAAA (CNPJ n°), pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro na cidade na Rua >>>, o que faz através dos substratos fáticos e jurídicos adiante expostos:

I - DA ADMISSÃO E DESPEDIDA

A Reclamante foi admitida aos serviços da segunda Reclamada em data de ..../..../...., como "cooperada", na função de ...., para trabalhar em seu domicilio, tendo sido dispensada abruptamente, sem justa causa, em ..../..../...., percebendo como maior remuneração a importância de R$ .... (....).

Ocorre que, embora a relação de emprego fosse mantida diretamente com a segunda Reclamada, esta nunca admitiu tal fato, utilizando-se da suposta "cooperativa", como meio de fraudar os direitos garantidos pela legislação trabalhista, inclusive o registro em CTPS, conforme restará demonstrado.

II - DO VÍNCULO DE EMPREGO TRABALHO A DOMICÍLIO

A Reclamante sempre manteve vínculo de emprego com a segunda Reclamada. Não obstante, foi contratada como "cooperada", como forma de dissimulação da relação de emprego existente.

>>>>

Os serviços então prestados pela reclamante na segunda reclamada eram de natureza eminentemente celetista, haja vista que, durante todo o período laboral acima declinado, sempre estiveram presentes no vertente caso os requisitos conceituais dos arts. 2º e 3º da CLT. Efetivamente havia pessoalidade na prestação dos serviços, eram eles remunerados, pois recebia mensalmente a quantia de R$ >>>>, e existia, por outro lado, a subordinação hierárquica. Em verdade, o trabalho era prestado pela própria reclamante, estando ela obrigada ao cumprimento de horários, pois trabalhava todas as quartas-feiras em plantão de seis horas, das 07:00 às 13:00 horas.

Verifica-se, que a situação da Reclamante atende a todos os requisitos identificadores da relação empregatícia, segundo nossa jurisprudência e doutrina.

Se faz mister mencionar ainda, que a Reclamante trabalhava única e exclusivamente para a segunda Reclamada, sendo que sua função tomava-lhe todo o tempo, logo a utilização da mão-de-obra da Reclamante pela segunda Reclamada era completa e exclusiva.

Não há falar-se, portanto, que a Reclamante seja trabalhadora autônoma ou eventual, a uma porque não possui qualificação técnica exigida para o trabalho autônomo e, a duas, porque possui habitualidade e estabilidade na relação empregatícia.

A jurisprudência tem sido uníssona neste sentido:

RELAÇÃO DE EMPREGO - TRABALHO A DOMICÍLIO - CONFIGURAÇÃO.

É empregado, e não trabalhador autônomo, o laborista que trabalha em seu domicílio, com subordinação jurídica e exclusividade na produção de fogos para o empregador. Apelo inacolhido.

(Ac. un. da 3ª T. do TRT da 6ª R. - RO 5.592/95 - Rel. Juiz Sérgio Coutinho - j. 16.10.95 - Reclamante: Depósito de Fogos - Antonio Porfírio da Silva; Reclamado: José Manoel da Silva - DJ PE 02.12.95, p. 40 - ementa oficial).

Se o empregado exerce função ligada à atividade-fim da empregadora, fica totalmente afastada a hipótese de trabalho autônomo, dada a necessidade permanente dos serviços prestados. Presentes os requisitos do art. 3º Consolidado, torna-se patente o reconhecimento do vínculo empregatício.

(Ac. un. TRT 1ª Reg. 9ª T (RO 252/92), Rel. Juiz Lauro da Gama e Souza. DO/RJ 05.12.94, p. 191).

Trabalho a domicílio. Costureira. A costureira que labora em sua própria residência, usando o instrumento de trabalho fornecido pela empresa, com continuidade e obrigação de entregar os produtos acabados é considerada empregada, e não faccionista.

(Ac. TRT 12ª Reg. 2ª T (RO 6213/92), Rel. (designado) Juiz Godoy, DJ/SC 22.09.94, p. 49).

Tarefas pagas por produção e realizadas no próprio domicílio do trabalhador não descaracterizam a relação de emprego, se estão presentes os elementos previstos no art. 3º da CLT.

(Ac. TRT 6ª Reg. 3ª T (RO 3168/94), Rel. Juíza Ana Maria Schuler Gomes. DOE 28.02.94. Boletim de Legislação e Jurisprudência da Sexta Região, ano XVIII, setembro/94, p. 256).

Na Justiça Laboral prevalece o contrato-realidade. Embora tenha sido criada a referida Cooperativa, a Reclamante nunca trabalhou em regime de cooperada. Apenas os envelopes para recebimento dos salários é que eram entregues pela Cooperativa. O fornecimento de instrumental, matéria-prima, a fiscalização orientação, além da entrega e coleta dos botões no domicílio da Reclamante eram feitos pela Reclamada.

Ao assim agir, isto é, contratar os serviços de uma cooperativa para repassar-lhe os valores salariais a serem pagos aos empregados, o segundo reclamado viola os arts. 9º e 468 da CLT, o primeiro, porque tenta fraudar os preceitos consolidados, e, o segundo, porque age unilateralmente em detrimento do empregado, o que é vedado pelo dispositivo sob comento.

Reza o art. 9º consolidado, ipsis verbis:

Art. 9º. Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.

Por seu turno, diz o art. 468 da CLT, ipsis verbis:

Art. 468. Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Ademais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com